Velório da rainha envolve 2 operações, trens e palácios em 10 dias

Publiciado em 09/09/2022 as 12:00
Twitter/ Reprodução

No momento em que a morte da rainha Elizabeth II, de 96 anos, foi confirmada, uma série de protocolos começaram a ser cumpridos com relação ao velório e ao enterro. E que ficaram mais complexos, uma vez que ela faleceu na Escócia, e não na Inglaterra, onde será enterrada. Duas operações, então, serão postas em ação: Unicórnio e London Bridge.

A primeira diz respeito ao traslado do corpo de Elizabeth da Escócia até Londres e, sim, havia planos também caso a morte acontecesse no Castelo de Balmoral, como foi o caso. Afinal, era um dos locais favoritos da rainha, de propriedade privada (ou seja, não estava entre os bens reais, mas era posse da própria Elizabeth).

O corpo dela vai de trem até Edimburgo, capital da Escócia, onde ficará no Palácio de Holyroodhouse. Isso deve acontecer no domingo (11/9). Há planos para de uma procissão cerimonial em Edimburgo ao longo da Royal Mile até a Catedral de St. Giles, marcada para segunda (12/9).

Lá, o caixão seria aberto ao público. Só então, o cortejo segue para Londres. O trajeto também deverá ser feito de trem, com homenagens a cada estação, em um percurso de 533 km. O British Royal Train será usado. É uma luxuosa locomotiva só usada em ocasiões especiais e pelos membros mais antigos da realeza. Ao todo, são nove vagões que integram quartos, sala de jantar, salões privados e um escritório. Mas há a alternativa de a viagem ser feita de avião.

De qualquer forma, o caixão da rainha deve chegar ao Palácio de Buckingham na terça-feira (13/9). Aí vem o início da Operação London Bridge. Um cortejo leva o corpo até o Palácio de Westminster. A partir da quarta-feira (14/9), o velório oficial começa e só deve terminar no domingo (18/9).

Badaladas do relógio Big Ben serão ouvidas ao meio-dia, como parte das homenagens. Autoridades do mundo inteiro, assim como milhares de súditos são esperados no local, principalmente no fim de semana dos dias 17 e 18 de setembro.

O funeral em si está marcado para a Abadia de Westminster, na segunda-feira (19/9). É esperado que o caixão da rainha seja carregado em uma carruagem. Atrás, os membros sêniores da família real seguirão silenciosamente a pé. Elizabeth II será levada para a capela São Jorge, no Castelo de Windsor, para as últimas homenagens.

Depois, o corpo será enterrado na capela memorial do rei George VI, ao lado do pai, da mãe e da irmã, a princesa Margaret, morta em 2002. O caixão do príncipe Philip, marido de Elizabeth, será levado para lá também (atualmente está no Royal Vault).

Fonte: Metrópoles