Rússia diz que relações com EUA estão perto de se romper após comentários de Biden sobre Putin

Publiciado em 21/03/2022 as 22:04

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta segunda-feira (21) que convocou o embaixador dos Estados Unidos, John Sullivan, para lhe dizer que as declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao chamar o presidente russo, Vladimir Putin, de criminoso de guerra levaram os laços bilaterais à beira do colapso.

 

O presidente Biden disse na semana passada que Putin era um criminoso de guerra por enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia.

"Tais declarações do presidente americano, indignas de um estadista de tão alto escalão, colocam as relações russo-americanas à beira da ruptura", disse o ministério em comunicado.

O governo da Rússia descreveu anteriormente os comentários como insultos pessoais contra Putin.

 

O ministério também disse a Sullivan que ações hostis contra a Rússia receberiam uma "resposta decisiva e firme".

O Departamento de Estado dos EUA não confirmou a convocação. Mas a secretária de Estado adjunta, Wendy Sherman, disse em entrevista à MSNBC que o comunicado da Rússia "apenas mostra o quão desesperado o presidente Putin está se tornando".

Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chama de operação especial para reduzir a capacidade militar do país vizinho e erradicar pessoas que chama de nacionalistas perigosos.

 

As forças ucranianas têm apresentado resistência contra as forças russas e o Ocidente impôs sanções abrangentes a Rússia em um esforço para forçá-la a se retirar da Ucrânia.

 

Americanos na Rússia

 

O embaixador Sullivan afirmou nesta segunda-feira (21) que os cidadãos dos EUA na Rússia não puderam ter acesso a serviços consulares, de acordo com a porta-voz do governo dos EUA, Jen Psaki.

É por meio dos serviços consulares que o governo de um país tem acesso aos seus cidadãos que estão em território estrangeiro.

 

 
 
Da Agência Reuters