Após ameaça de Trump, Irã diz que vai enriquecer mais urânio

Publiciado em 21/05/2019 as 06:18
Reuters/Khalid Al-Mousily

O Irã anunciou, nesta segunda (20), um aumento de quatro vezes na quantidade de urânio a ser enriquecido para a geração de energia.

O governo iraniano informou que, em breve, o estoque de material radioativo vai ultrapassar o permitido pelo acordo nuclear assinado em 2015 entre Irã, Estados Unidos, União Europeia, China e Rússia.

Há duas semanas, o Irã já tinha anunciado que não iria mais respeitar esse limite. Isso porque, há um ano, os Estados Unidos romperam unilateralmente o acordo e, desde então, impuseram sanções ao governo iraniano.

Neste fim de semana, navios de guerra americanos enviados para o Golfo Pérsico participaram de exercícios militares.

A Casa Branca afirma ter informações de que o Irã estaria preparando ataques contra tropas americanas no Iraque. O Irã nega, mas a troca de acusações está se intensificando.

No domingo (19), o presidente Donald Trump escreveu numa rede social: “Se o Irã quer briga, vai ser o fim do país”. Mas, numa entrevista, baixou o tom: “Eu não quero guerra”, ele disse.

Nesta segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Zarif, respondeu: “Nunca ameace um iraniano. Tente respeito - isso funciona”. Ele também acusou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, de querer impedir uma solução diplomática.

O ministro das Relações Exteriores britânico fez um alerta aos iranianos: “Os Estados Unidos não estão buscando uma guerra com o Irã, mas, se os interesses deles forem atacados, eles vão retaliar”.

Do G1