Trump e Kim Jong-un reúnem-se no fim do mês no Vietnã

Publiciado em 10/02/2019 as 07:36


O presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, vão se reunir nos dias 27 e 28 deste mês em Hanói, capital do Vietnã. O anúncio foi feito por Trump no Twitter, após a visita a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, esta semana do representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun. 

Ele se reuniu com a autoridade correspondente norte-coreana, em um encontro que, segundo opresidente norte-americano, foi bastante produtivo. Trump disse que espera que a reunião com Kim Jong-un possibilite o "avanço da causa pela paz". No Twitter, Trump escreveu ainda que a Coreia do Norte, sob a liderança deKim Jong-un, vai se tornar uma grande potência econômica.

O Vietnã foi escolhido por ser um local relativamente neutro para as duas partes. A Coreia do Norte tem tradicionalmente mantido relações estreitas com o país. Já os Estados Unidos reataram oficialmente os laços diplomáticos com o Vietnã em 1995, depois de décadas de tensões.

A primeira cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, no ano passado, terminou com uma vaga promessa de Pyongyang pela desnuclearização, mas os diálogos ficaram paralisados. A Coreia do Norte quer o fim das sanções em resposta aos esforços do país, enquanto os Estados Unidos afirmam que primeiramente querem verificar um progresso concreto.