FMI aprova ajuda imediata de 1,4 bilhão de dólares para a Ucrânia

Publiciado em 18/12/2018 as 20:48


O Fundo Monetário Internacional (FMI)anunciou nesta terça-feira (18) que aprovou um programa de assistência financeira à Ucrâniacom uma liberação imediata de 1,4 bilhão de dólares. Este programa envolve um empréstimototal de 3,9 bilhões em um período de 14 meses, segundo um comunicado do organismo financeiro.

O FMI deu seu aval em meados de outubro ao empréstimo a Kiev, que está saindo de uma severa crise econômica. "As autoridades ucranianas restabeleceram com sucesso a estabilidade macroeconômica e o crescimento com o apoio da comunidade internacional", disse David Lipton, número dois do Fundo.

Ressaltou ainda que "a política monetária e orçamentária, assim como uma taxa de câmbio flexível, contribuíram para reduzir os déficit do orçamento. As reservas foram em parte reconstituídas e a confiança (dos mercados) melhorou".

No final de novembro, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, havia estimado que as condições estavam reunidas para aprovar este programa de ajuda nas condições fixadas pela instituição. 

O Parlamento ucraniano adotou o orçamento de 2019 prevendo um déficit de aproximadamente 2,3% do PIB, uma alta das tarifas do gás e a calefação e uma melhora da gestão dos bancos controlados pelo Estado. A ministra de Finanças, Oksana Markarova, assegurou então aos deputados que este orçamento "equilibrado e realista" permitiria "começar serenamente o ano de 2019". 

David Lipton defendeu o aumento da luta contra a corrupção e as privatizações para atrair um maior número de investidores estrangeiros "e melhorar o clima de negócios". O FMI prevê que em 2018 a economia ucraniana crescerá 3,3% e 2,7% em 2019, contra 2,5% em 2017.