Líderes da direita na Europa desejam boa sorte a Bolsonaro

Publiciado em 30/10/2018 as 05:02


Líderes da direita nacionalista da Europadesejaram boa sorte ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em publicações em redes sociais nas primeiras horas desta segunda-feira (29), enquanto chefes de Estado e de governo do continente se calaram.

O ministro do Interior da Itália e vice-premiê, Matteo Salvini (Liga), escreveu: "Também no Brasil, os cidadãos mandaram para casa a esquerda. Bom trabalho ao presidente #Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será ainda mais forte". Ele encerrou essa postagem com a hashtag #OBrasilVota17.

Salvini disse ainda que "depois de anos de conversas improdutivas [entre Roma e Brasília], pedirei que seja extraditado à Itália o terrorista vermelho #Battisti". Ele se refere ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970, quando era membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Preso em 2007 no Brasil, teve sua extradição autorizada pelo STF, mas barrada pelo ex-presidente Lula.

A aplicação da medida ainda espera apreciação da 1ª Turma do Supremo. De seu lado, em publicação na internet no último dia 16, Bolsonaro prometera "extraditar o terrorista Cesare Battisti, amado pela esquerda brasileira, imediatamente, em caso de vitória nas eleições" - o que afrontaria o STF.


Na França, a líder da ultradireita Marine Le Penescreveu que "os brasileiros acabaram de punir a corrupção generalizada e a criminalidade aterrorizante que prosperaram sob os governos de extrema esquerda". Ela disse ainda que o presidente eleito "deverá recuperar a economia, a segurança e a democracia, muito comprometidas no Brasil".

O presidente francês, Emmanuel Macron, não havia se pronunciado até as 11h (7h no Brasil) de segunda. Mas a conta oficial de seu partido (A República em Marcha) em uma rede social amanheceu com a seguinte mensagem: "O Brasil terá agora em seu comando um presidente orgulhosamente homofóbico, cético em relação ao aquecimento global, sexista e racista. Essa tragédia eleitoral nos força a agir. Não temos escolha, não podemos errar. Senão podemos ver o que nos espera. Progressistas de todos os países, uni-vos!". 

O presidente interino da mesma legenda, Philippe Grangeon, adotou tom semelhante, dizendo que "o nacionalismo prospera onde nós falhamos. Denunciá-lo não é o suficiente. É urgente trazer respostas novas e combate-lo no campo das ideias".

Já para o chefe do Partido Socialista francês (do ex-presidente François Hollande), "os brasileiros veem a eleição de um xenófobo, homofóbico, misógino, admirador da ditadura, inimigo da mídia e entusiasta de 'fake news'". Segundo Olivier Faure, "de um continente a outro, de [Viktor] Orbán [premiê da Hungria] a Trump, de Salvini a Bolsonaro, a democracia vacila. Os nacionalistas captam e deturpam a raiva dos povos. É urgente sairmos dos caminhos conhecidos e despertar uma esperança humanista".

Um deputado da França Insubmissa, um dos partidos mais à esquerda na cena nacional, foi além. "Depois de eliminar Lula se valendo de uma pseudo-Justiça, o neoliberalismo preferiu Hitler à Frente Popular [nome dado a coligações, geralmente de esquerda, que se opuseram à ascensão do fascismo e do nazismo na Europa nos anos 1930]", escreveu Eric Coquerel.