Linha automotiva: Apple pode lançar carro entre 2023 e 2025

Publiciado em 17/08/2018 as 06:24

A Apple pode entrar na indústria automotiva entre 2023 e 2025. A previsão pode parecer um exercício de futurologia, mas tem sua base forte: foi feita pelo analista Ming-Chi Kuo, da consultoria KGI Industries, conhecido por acertar as grandes novidades anunciadas pela empresa em novos modelos de iPhone nos últimos anos. Para ele, o ‘Apple Car’, tem potencial de revolucionar a indústria automotiva da mesma forma que o iPhone revolucionou a linha de smartphones. 

“Será o próximo produto estrelar da Apple”, disse o analista em uma nota publicada nesta quinta (16). Para Ming-Chi Kuo, há “grandes oportunidades e demandas” no mercado de carros, que já está sendo redefinido por novas tecnologias, como a conectividade e direção autônoma. Mas, para Kuo, o diferencial da marca será aliar essas características com outras inovações, como realidade aumentada. “A Apple pode fazer uma integração melhor de hardware, software e serviços” que os atuais competidores no mercado de eletrônicos e de carros.

Segundo o Ming-Chi, o carro, bem como o setor de serviços e um futuro dispositivo de realidade aumentada a ser lançado em 2020, será a arma da empresa para alcançar um valor de mercado de US$ 2 trilhões (há duas semanas, a companhia comandada por Tim Cook se tornou a primeira empresa americana a bater o valor de US$ 1 trilhão).

Sabe-se que a empresa tem um projeto de carro autônomo, chamado de Project Titan, desenvolvido desde 2014. Nos primeiros protótipos, a parte interior do carro foi projetada para ser um espaço de luxo que se assemelharia a uma sala de estar. O projeto, porém, não foi adiante por dificuldades da empresa de desenvolver partes fundamentais de um carro.