Kim Jong-un e Moon Jae-in assinam acordo para desnuclearização das Coreias

Publiciado em 27/04/2018 as 09:56

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmaram nesta sexta-feira (27) que estão comprometidos com a desnuclearização da península, após uma reunião de cúpula histórica. "Coreia do Sul e Coreia do Norte confirmam o objetivo comum de obter, por meio de uma desnuclearização total, uma península coreana não nuclear", afirma um comunicado conjunto. Ao fim da reunião, Kim e Moon se abraçaram.

Em seguida, Kim prometeu fazer o possível para aplicar os compromissos alcançados com o presidente sul-coreano. As duas Coreias se coordenarão para garantir que "não se repita a história infeliz que viu os acordos intercoreanos anteriores darem em nada", declarou o ditador, acrescentando que "pode haver contragolpes, dificuldades e frustrações no caminho, mas não se pode alcançar a vitória sem dor".

Os dois líderes tentarão dar um fim à guerra de forma permanente este ano. Os dois países devem se reunir com os Estados Unidos e talvez a China (ambos signatários do cessar-fogo) "com o objetivo de declarar o fim da guerra e estabelecer um regime de paz permanente e sólido", destaca o texto.

Em agosto, as duas Coreias deverão organizar uma nova reunião entre as famílias separadas desde o fim da guerra, há 65 anos, anunciaram em um comunicado conjunto após uma reunião de cúpula.

Os dois países "decidiram continuar com o programa de reunião de famílias separadas por ocasião do Dia de Libertação Nacional em 15 de agosto deste ano", quando é celebrada a rendição do Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, informa o texto.