Mariana Dantas aponta vasto campo de atuação do profissional de Educação Física
Formada pela Unit, ela enveredou pela área de gestão esportiva e comanda a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer em Sergipe

Conhecedora das dificuldades e vitórias da vida de atleta e com uma atuação expressiva na área de gestão esportiva, a secretária de estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, aponta a diversidade de possibilidades que o mercado esportivo oferece para o profissional graduado em Educação Física. Egressa da Universidade Tiradentes (Unit), cuja estrutura é destacada como uma das mais completas na formação acadêmica de profissionais de Ed. Física, a carateca aponta uma quantidade significativa de oportunidades que o mercado oferece e que vão muito além das academias e instituições de ensino.
“A Educação Física tem um campo muito vasto. Às vezes, os estudantes ficam com o pensamento muito focado na academia de musculação e nas escolas, no curso de licenciatura. Mas, a gente tem uma área de atuação muito vasta. A gente pode atuar na área de saúde como prevenção, na área esportiva como técnicos e atletas. E tem algo engraçado nisso, pois o técnico da Rebeca Andrade, nossa campeã olímpica, nunca fez ginástica artística, mas é professor de Ed. Física e ele se especializou na modalidade e hoje ele é técnico da melhor ginasta do mundo”, destaca Mariana Dantas, que teve o primeiro emprego formal como professora de Ed. Física no Colégio Arquidiocesano e logo seguiu a carreira de gestão esportiva.
Na administração pública, ela iniciou no ano de 2011, quando o então secretário municipal de Esportes de Aracaju, Fábio Mitidieri, atual governador, a convidou para compor a equipe. Desde então, já ocupou o cargo de diretora de Esportes no Governo do Estado de Sergipe, no período de 2017 a 2019, e em seguida, assumiu o cargo de Superintendente Especial de Esporte até se tornar secretária de governo da pasta esportiva.
“O atual governador, Fábio Mitidieri, foi o primeiro secretário de Esportes de Aracaju e eu fui convidada por ele para ser a coordenadora de alto rendimento. Foi nessa época que a gente lançou o Bolsa Atleta municipal, primeiro programa de financiamento para atletas do estado de Sergipe, e foi algo que marcou muito a carreira de todos que foram beneficiados. Ainda hoje encontro muitos na rua e eles comentam o quanto fez a diferença. Um exemplo, é a Duda Lisboa, que é nossa atleta olímpica e campeã mundial de vôlei de praia”, recorda Mariana Dantas.
Como uma eterna atleta, ocupante de uma posição de destaque na história do esporte sergipano, e também com o olhar de gestora, ela aconselha aos jovens atletas não desistir dos sonhos e resistir às barreiras que aparecem no caminho. “É importante fazer um bom planejamento de carreira, buscar atingir objetivos, e entender que muitos ‘nãos’, muitos obstáculos serão enfrentados sempre. Eu digo que a vida do atleta é um eterno correr com barreiras. Por isso, o que eu posso dizer é que não desista, lute pelos seus sonhos se realmente no que acredita, faça sempre o seu melhor e faça bem feito que o resultado aparece”, diz.
Asscom Unit