Alunos do LABIMH avaliaram 4 mil atletas nos Jogos da Juventude

Publiciado em 23/09/2022 as 06:00

Mais de 4 mil atletas que participaram dos Jogos da Juventude de 2022, realizado em Aracaju, até o último dia 17, foram avaliados pelos estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) que cursam Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Um total de 45.375 avaliações físico funcional e avaliação do potencial epigenético foram realizadas nos atletas de alto rendimento.

 

A iniciativa é fruto do trabalho do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) da Unit, escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para avaliar os atletas participantes dos Jogos da Juventude de 2022.

 

O coordenador do LABIMH, professor doutor Estélio Dantas, explica que as atividades realizadas pela equipe do LABIMH iniciaram 10 dias antes do início dos Jogos Juventude 2022 para captação e treinamento dos acadêmicos que viriam a fazer parte do Centro de Monitoramento e Avaliação (CAM) do COB.

 

“Um dos destaque nessa edição, foi a realização da avaliação do potencial epigenético, por meio da Dermatoglifia, que é uma análise das impressões digitais digitalizadas. Esse procedimento possibilita indicar a cada pessoa a posição ou modalidade mais indicada para seu perfil epigenético”, descreve Estélio Dantas, completando que os alunos de mestrado e doutorado da Unit ainda puderam coletar informações para suas pesquisas. 

Na dermatoglifia, foram realizadas 3.500 avaliações válidas. “Se considerarmos a coleta de dez impressões por atleta, obtemos impressionantes 35 mil impressões digitais. Um marco para pesquisas nessa área, o que permitirá observarmos novas conclusões para a área de orientação esportiva e detecção de talentos”, conta o coordenador do LABIMH.

Avaliações

No local, o COB estabeleceu um circuito de avaliação física e epigenética, que envolviam mais de dez estações, das quais a equipe poderia avaliar atletas das modalidades: Futsal, Natação, Voleibol, Wrestling e Badminton.

 

Para o aluno do curso de Educação Física da Unit, Antonio Edilberto Souza Santana, participar dos Jogos da Juventude 2022 foi uma experiência enriquecedora. “Foi uma experiência única ser voluntário. Foram 15 dias de puro aprendizado e evolução para minha graduação, onde pude avaliar/monitorar atletas em diversos testes físicos e antropométricos, gerando conhecimentos e trocas muito importantes", ressalta.

Atletas olímpicos consagrados como a campeã olímpica de Taekwondo Natália Falavigna, Hortência do Basquete, Rebeca Andrade da Ginástica Artística, Anna Marcela da Natação, Sarah Menezes do Judô, Rodrigo Santana (Rodrigão) do Vôlei e as autoridades o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, o Presidente do COB, Paulo Wanderley, o Vice-Presidente do COB, Fabiano Peçanha e a Superintendente de Esportes do Estado de Sergipe, Mariana Dantas, fizeram questão de passarem pela avaliação epigenética, mesmo sem realizarem as demais avaliações. 

Asscom Unit