Palmeiras vence Emelec, Rony bate recorde e time segue 100% na Libertadores

Publiciado em 28/04/2022 as 01:00

Palmeiras manteve a ótima campanha na Copa Libertadores e venceu o Emelec por 3 a 1, em Guayaquil (EQU) na noite de hoje (27). Embora tenha jogado com um time misto, o clube alviverde só teve um pouco mais de dificuldades na reta final. Rony, Gabriel Veron e Breno Lopes marcaram os gols dos visitantes, enquanto que João Rojas diminuiu para os equatorianos.

 

O gol de Rony, aliás, que inaugurou o placar, é histórico: foi seu 13º pelo Palmeiras na competição continental. O número faz dele o maior artilheiro do clube na história do torneio. E o Alviverde amplia sua marca de invencibilidade como visitante na Libertadores: agora são 17 jogos.

Além dos nove pontos a que clube chegou com o resultado, que o colocam na liderança do Grupo A, o Palmeiras atingiu também a marca de 15 gols pró e se isolou como melhor ataque da competição. O segundo melhor, no momento, é o Estudiantes (ARG), com seis.

O Alviverde volta a campo no sábado (30) para enfrentar o Juazeirense-BA pela terceira fase da Copa do Brasil, na Arena Barueri. Pela Libertadores, o time joga novamente na próxima terça-feira (3), contra o Independiente Petrolero, na Bolívia.

Cronologia do jogo

O Palmeiras não demorou para transformar sua superioridade em gols. Logo aos 18 minutos, Rony abriu o placar em bela jogada de Scarpa e Wesley, que cruzou de primeira para o camisa 10 fazer 1 a 0 de cabeça. Na comemoração, Rony homenageou a Jailson, ao mostrar a camisa número 30 que pertence ao volante que rompeu o ligamento do joelho e ficará afastado por um longo tempo longe dos gramados.

Jogando muito bem, o Palmeiras chegou a segundo gol aos 24, com Gabriel Veron. O jovem atacante arrancou do meio-campo após passe de Danilo e levou até a área, para bater cruzado de pé esquerdo e ampliar.

Na segunda etapa, Mayke cometeu erro grotesco na entrada da área ao não dominar um lançamento que vinha fácil para seu domínio, na entrada da área. João Rojas se antecipou e bateu na saída de Weverton para diminuir.

Já nos acréscimos, Breno Lopes tentou cruzar para a área e viu a bola fazer uma curva e entrar na meta rival, aos 47 minutos do segundo tempo.

Confiança e a coordenação são impressionantes

Ao longo desta temporada, o Palmeiras já terminou várias partidas com placares elásticos, obtidos quase sempre com aparente facilidade. Isso acontece por conta de dois fatores: confiança e coordenação.

É muito claro que os jogadores confiam muito uns nos outros. E isso também ocorre porque os atletas confiam no que é passado a eles por Abel Ferreira. O jogo do Palmeiras é muito tático, repleto de movimentos coordenados. E quando esses movimentos se encaixam, os gols saem com naturalidade.

Foi assim contra o Emelec. Desde os minutos iniciais, muito embora o time em campo tenha sido misto, a sensação clara, mais uma vez, é de que os jogadores sempre sabiam o que fazer e onde encontrar companheiros para apoiá-los. Mais uma partida muito boa do Palmeiras, mesmo com o time da casa pressionando um pouco mais na reta final.

Foi bem: Veron teve lampejos do melhor do mundo

Gabriel Veron pintou como fenômeno. A sua escolha para melhor jogador da Copa do Mundo sub-17 de 2019 apenas corroborou algo que já era dito sobre ele havia alguns anos. Na subida para os profissionais, porém, sua evolução não foi tão rápida quanto a torcida queria, prejudicada também por contusões.

Contra o Emelec, com arrancadas e passes inteligentes, Veron deu mostras de que o fenômeno de quatro temporadas atrás pode estar em vias de começar a aparecer. O atacante foi o destaque do Palmeiras na partida.

Foi mal: Mayke vacilou no gol do Emelec

O lateral se desconcentrou e poderia ter complicado muito a vida do Palmeiras. Ele não percebeu que Rojas corria nas suas costas, quando voltava para interceptar um lançamento, e deixou o equatoriano dominar e bater na saída de Weverton.

Rony abre placar e escreve seu nome na história