Governo de Sergipe e Confederação Brasileira de Desporto Escolar assinam termo de adesão aos Jogos Escolares Brasileiros

Publiciado em 02/03/2021 as 22:36

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc), e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) assinaram na última segunda-feira (1º), termo de adesão e cooperação técnica, confirmando a participação de estudantes sergipanos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecem no mês de outubro no Rio de Janeiro. Na ocasião, as instituições foram representadas pela superintendente Especial de Esportes (Supee), Mariana Dantas; o presidente do CBDE, Antônio Hora Filho, além do presidente da Federação Sergipana de Desporto Escolar (FSDE), Walter Thiessen.

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) retornam em 2021 com uma nova configuração, sob a gestão da CBDE, com total apoio do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte, caracterizando a retomada de uma competição, que por muitos anos promoveu o desporto estudantil no país, inclusive revelando atletas de alto rendimento, que futuramente vieram a ser medalhistas olímpicos. Os JEB’s têm a função ímpar de fomentar e colaborar com o crescimento da prática esportiva entre jovens, nas escolas públicas e privadas do Brasil.

Para a superintendente Mariana Dantas, a assinatura do termo representa a presença ativa do Estado de Sergipe na competição escolar e a certeza de que o Estado dará todo apoio à realização do evento e à delegação sergipana. “Representa a oportunidade que os jovens atletas sergipanos terão de participar de uma competição de altíssimo nível, não esquecendo que a seletiva para que esses jovens participem dos JEB’s, são os nossos Jogos da Primavera. Os melhores classificados na competição estadual terão vaga garantida, para representar Sergipe nos JEB’s em outubro no Rio de Janeiro”, lembrou Mariana Dantas.

A competição reúne jovens e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, selecionados nos 26 estados do país e no Distrito Federal. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, entre setembro e outubro de 2021, com duração de uma semana. Os JEB’s servirão como seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos. Estarão em disputa 17 modalidades esportivas que são: Basquete, Voleibol, Futsal, Handebol, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística e Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez.

Para o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, a retomada dos JEB’s é um marco importante no desporto escolar, nesse momento difícil de pandemia, e marca também o retorno das competições esportivas na CBDE. “ A assinatura deste termo de adesão confirma a participação das nossas crianças e adolescentes, no maior evento esportivo escolar do Brasil, que marcará a retomada dos JEB´s. Vai fazer com que nossos jovens possam voltar às práticas esportivas presenciais, sendo um marco na história do nosso esporte”, afirmou Hora Filho.

Walter Thiessen, presidente da FSDE disse que a assinatura representa o fortalecimento de uma parceria já existe entre a FSDE e a Supee. “Já temos uma parceria forte com a Superintendência Especial de Esporte. Os Jogos da Primavera é exemplo dessa parceria. Os alunos que participarão dos Jogos da Primavera serão selecionados para representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros. A Federação estará unida em parceria, trabalhando junto com a Superintendência de Esporte”, avaliou o presidente FSDE, Walter Thiessen.

 

 

 

 

Da ASN