Copa do Mundo: empate contra a Sérvia leva Brasil para as oitavas

Time será o mesmo que começou o jogo contra a Costa Rica

Publiciado em 27/06/2018 as 02:08

Brasil x Sérvia se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), na Otkrytie Arena (ou Spartak Stadium) na cidade de Moscou, Russia. É um jogo decisivo para as duas seleções. O estádio tem capacidade aproximada para receber 45 mil torcedores.

Tite já definiu a equipe que entrará em campo, será o mesmo time que começou o jogo contra a Costa Rica: Alisson, Fágner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Desta vez, o capitão será o zagueiro Miranda.

Posição na tabela

Com quatro pontos no Grupo E, o Brasil se garante na próxima fase com um empate. Os brasileiros têm a vantagem no saldo de gols contra a Suíça, que também tem quatro pontos, mas a posição da equipe de Neymar e companhia na classificação poderá ser alterada pelo resultado do jogo simultâneo entre suíços e a Costa Rica, que já está eliminada.

A Sérvia, com três pontos, depende da vitória para se classificar; a equipe, que tem como destaque o jovem meia Milinkovic-Savic, derrotou a Costa Rica por 1 a 0 na primeira rodada, mas vem de derrota para a Suíça (2 a 1).

Retrospecto

Brasil e Sérvia (antiga Iugoslávia) já se enfrentaram em quatro Copas, com dois empates e uma vitória para cada lado. Em amistosos, o Brasil venceu as duas partidas que disputou. 

Copas do Mundo

O Brasil estreou na Copa de 1930, no Uruguai, jogando contra a Iugoslávia e perdeu por 2x1. 

O segundo jogo em uma Copa foi disputado no Rio de Janeiro, em 1950. O Brasil ganhou por 2x0. 

Quatro anos depois, em 1954, na Suíça, Brasil e Iugoslávia empataram por 1x1.  O jogo teve que ir para a prorrogação, pois o regulamento daquela época exigia que em caso de empate uma prorrogação de 30 minutos seria jogada. Como o resultado prevaleceu também na prorrogação, valeu o empate.

O quarto jogo só aconteceu na Alemanha, em 1974. O Brasil  enfrentou a Iugoslávia e não saiu de um empate por 0x0.

Amistosos

Logo após o Mundial de 1930, a Iugoslávia fez um amistoso contra a Seleção Brasileira com o Brasil vencendo por 4x1. 

Em 2014, durante a preparação para a Copa do Mundo do Brasil, a seleção venceu por 1 a 0, com gol do atacante Fred. Quatro jogadores titulares estavam em campo naquela partida: Thiago Silva, Marcelo, Paulinho e Neymar.