Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo

Publiciado em 14/05/2018 as 21:26


Após centenas de jogadores observados, testes e alguns contratempos, como a perda do lateral Daniel Alves, a Seleção Brasileira está, enfim, definida para a Copa do Mundo da Rússia. A aguardada lista com os 23 nomes eleitos pelo técnico Tite foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira (14), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Antes do anúncio oficial, porém, foi feito um agradecimento a todos os atletas que passaram pela Seleção Brasileira nas últimas convocações. 

"A gente procurou versatilidade e jogadores que se encaixem dentro do perfil que gostamos de jogar. Gostamos de sair jogando com triangulações curtas, com um meio de campo de criação, construção. E no campo ofensivo, que seja agressivo, tenha velocidade, explosão. É fundamental que se tenha características específicas para encaixar no perfil tático", disse Tite, sobre os pontos que favoreceram suas escolhas. 

Preparação

Os 27 dias da Seleção Brasileira até a Copa do Mundo foram divididos em fases. O primeiro momento será na Granja Comary, "casa" da equipe. O segundo momento da preparação será em Londres, pela importância de adaptar o grupo ao clima e fuso-horário europeu. A equipe chegará a Sochi, na Rússia, sete dias antes da partida de estreia no Mundial, contra a Suíça. Nesse meio tempo, o time fará dois amistosos, contra a Croácia, no dia 3 de junho, e contra a Áustria, no dia 10. "A etapa agora é de preparação. Temos de ir passo a passo", destacou Tite. 

Regulamento

Embora tenha anunciado 23 nomes, a comissão técnica da Seleção Brasileira enviou à Fifa uma lista com 35 pré-inscritos para o Mundial. Como o prazo final para definir os 23 que de fato jogarão a Copa é 4 de junho, algumas seleções preferem reunir um grupo com 35 jogadores e depois realizar os cortes. No caso do Brasil, a opção de praxe é anunciar os 23 que devem realmente ir ao evento e ter os 12 pré-inscritos de suplentes caso haja alguma lesão. Os nomes dessa lista, porém, só podem ser anunciados com consenso da CBF. 

Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Ederson (Manchester City-ING)
Cássio (Corinthians/SP)

Laterais
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Fagner (Corinthians/SP)
Danilo (Manchester City-ING)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Miranda (Inter de Milão-ITA) 
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Geromel (Grêmio/RS)

Meias
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Willian (Chelsea-ING)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)

Atacantes
Neymar (PSG-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Firmino (Liverpool-ING)
Douglas Costa (Juventus-ITA) 
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)