Unit será palco do Circuito Brasil Loterias Caixa 2018

Publiciado em 21/03/2018 as 08:27

Pela primeira vez, Aracaju será palco do maior evento paralímpico brasileiro. A etapa Norte-Nordeste acontecerá de 23 a 25 de março na Vila Olímpica da Unit e tem entrada gratuita

O Circuito Brasil Loterias Caixa 2018, etapa regional Norte-Nordeste, acontecerá pela primeira vez em Sergipe entre os dias 23 e 25 de março, na Vila Olímpica da Universidade Tiradentes, campus Farolândia, em Aracaju. Em seguida, de 25 a 28, o comitê paralímpico brasileiro promove o Curso de Habilitação Técnica Nível I.

Cerca de 800 paratletas irão competir em três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. Estudantes de todas as universidades e faculdades de Sergipe poderão participar como voluntários no staff do Comitê Paralímpico Brasileiro e na organização junto à Unit.

“Dessas competições saem as equipes paralímpicas brasileiras. Então, os estudantes terão a chance de vivenciar uma competição esportiva de alto rendimento em termos paralímpicos e com o que a gente pode ter de melhor. São competições de padrão internacional, com cronometragem eletrônica e também equipamentos”, enfatiza o professor Estélio Dantas, doutor em Educação Física.

Curso
Após o Circuito Brasil Loterias Caixa: etapa Norte-Nordeste, de 25 a 28 de março, o Comitê Paralímpico Brasileiro permanecerá em Aracaju promovendo cursos gratuitos nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo, voltado para profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Educação Física – CREF. Trata-se do Curso de Habilitação Técnica Nível I.

O objetivo é habilitar o profissional para atuar e dirigir equipes em competições municipais, escolares e regionais, organizadas, patrocinadas ou chanceladas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Com 30 horas presenciais, os participantes terão até dez meses para comprovar 100 horas de atuação profissional em programa de treinamento na modalidade específica, posteriores ao curso presencial. Os critérios de aprovação para a emissão de certificado Nível I e da respectiva carteirinha estão no site do comitê: http://www.cpb.org.br/web/guest/habilitacao_tecnica3.