Pode ser a ultima chance de Diego Costa na Seleção brasileira

Publiciado em 22/10/2017 as 10:25


Soou como uma feliz surpresa. Estava lá, entre os 25 convocados do técnico Tite, o nome do rubro-negro Diego Souza. Há, no entanto, uma justificativa para este sentimento, que flertou com o inesperado. O fato é que o camisa 87 não atravessa um momento que defenda sua condição de selecionável. Mesmo assim, diante de tamanho “presente” dado pelo comandante da Seleção, o sonho do atleta em defender o Brasil na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, segue vivo. E os testes para o atacante têm data e adversários definidos: serão realizados nos amistosos contra Japão e Inglaterra, que acontecerão nos dias 10 e 14 de novembro, respectivamente.

Tite afirmou que não levou em consideração a situação dos clubes no Campeonato Brasileiro na hora de decidir sobre a convocação de jogadores que atuam no País. Este detalhe contou positivamente para Diego Souza voltar a figurar na lista do comandante. Vamos, então, aos números do ídolo leonino na Série A. O jogador entrou em campo em 20 oportunidades e marcou oito gols. Boa parte desses tentos, no entanto, convertidos no início da competição. Isso porque, até o jogo contra o Vitória, há duas rodadas, o atacante passava por um jejum de 11 jogos. Pior: no período ainda acumulou muitas advertências por cartão amarelo, que elevou o número para oito, e foi expulso em uma oportunidade.

Na Seleção Brasileira, Diego Souza atua em uma função diferente da que tem desempenhado no Sport, nesta temporada. “Diego Souza vem para fazer uma característica de pivô, um pouco diferente do que faz no Sport, que atua com dois atacantes. Ele é um jogador da bola aérea, de retenção, qualidade individual”, disse Tite, pouco antes de apontar um dos concorrentes do atleta para a conquista, em definitivo, da vaga. “(Diego) Tardelli é de mais mobilidade. Estamos acompanhando todos esses e até o fim da convocação vamos fazer esse acompanhamento”, completou o treinador.

Quem dera, para Diego Souza, que o companheiro Tardelli fosse o único a ameaçá-lo. Para a vaga de centroavante da seleção, Tite tem como opções Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Luan, além dos próprios Tardelli e Diego Souza - estes, pelo menos, foram os últimos convocados para a posição. Em tese, estes cinco atletas, brigam por duas vagas... E ao considerar que Jesus tem posição garantida, a briga do rubro-negro se torna ainda mais árdua. Vale lembrar que os escolhidos para os amistosos contra Japão e Inglaterra foram o próprio Diego Souza, Roberto Firmino e Gabriel Jesus. 

Momentos após ter a convocação para a Seleção Brasileira confirmada pelo técnico Tite, o jogador concedeu entrevista ao site oficial do Sport. “Fico feliz em ser lembrado para dois grandes jogos. Sem dúvida, vestir a camisa da Seleção é uma honra para qualquer atleta. Isso me dá ânimo para continuar me dedicando nos treinos e para continuar fazendo mais para ajudar o Sport dentro de campo”, falou. 

“Tem um longo caminho pela frente. Estar numa Copa é um sonho de qualquer jogador profissional de futebol e eu não sou diferente. Vou continuar trabalhando para isso”, afirmou o meia. Por conta da convocação, o jogador pode perder até três jogos do Brasileiro. Todos, inclusive, na reta final da competição (33ª, 34ª e 35ª rodadas). As partidas serão contra Botafogo, Atlético/GO e Palmeiras