Trabalho do deputado Valadares Filho viabiliza inauguração da pista de atletismo no campus da UFS

Publiciado em 12/02/2017 as 19:59

Foi inaugurada, na sexta-feira (10), a pista de atletismo no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A obra, que atende às normativas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), foi resultado do trabalho e empenho do deputado federal Valadares Filho, quando era presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A partir da iniciativa do reitor Dr. Ângelo Roberto Antoniolli, que apresentou ao parlamentar o projeto muito bem estruturado e elaborado pela equipe dos profissionais da universidade, deu-se início às tratativas com o Ministério do Esporte.

Início do processo

O processo de iniciou em julho de 2013, em uma audiência com o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo, da qual participaram, além do deputado Valadares Filho, o senador Valadares e o vice-reitor André Maurício de Souza. Agora, três anos e meio depois, a pista foi inaugurada. Ela vai contribuir para revelar novos talentos do atletismo, tendo em vista que também poderá ser utilizada por todos os atletas do estado. A pista tem medidas oficiais e é a primeira de alto impacto de Sergipe. O investimento foi de em torno de R$ 4,6 milhões, com recursos oriundos do Ministério do Esporte, que foram empenhados graças ao esforço do deputado.



O trabalho do parlamentar

“Esse é o momento mais importante para nós parlamentares, quando a gente vê que nosso trabalho, lá em Brasília, resulta na colheita de importantes frutos. E isso se torna ainda mais significativo quando temos parceiros com a credibilidade e a importância para nossa sociedade como é a Universidade Federal de Sergipe”, comentou Valadares Filho. E o deputado conclui dizendo sentir “uma imensa alegria por ter cooperado diretamente para a realização desta importante obra que contribuirá para o desporto do nosso estado, do Nordeste e do país, pois aqui sediaremos competições nacionais e internacionais”.



Fortalecimento do atletismo em Sergipe

O reitor Dr. Ângelo Roberto Antoniolli afirmou que “a pista mantém a referência de ser introspectada na Universidade Federal de Sergipe e servirá de elemento de efervescência para a construção das políticas públicas do atletismo. Ele falou dos objetivos educativos da obras: “É pensando nos jovens, fundamentalmente naqueles que estão nas escolas públicas, que traçamos este esforço, junto com o deputado federal Valadares Filho, e também com o apoio do senador Valadares, para o fortalecimento desse esporte em nosso estado. A ideia é integrar a universidade com a sociedade, com todas as federações desportivas do estado e construir um novo modelo de esporte”.



Uso multidisciplinar

A pista servirá aos cursos de Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Nutrição. Nela os atletas poderão realizar, além de corridas, saltos e arremessos. A pista tem padrão olímpico, com certificação Classe 2, que permite a realização de provas sul-americanas. Também tem uma pista auxiliar para aquecimento.