Seleção desfalca 3 semifinalistas da Copa do Brasil

Publiciado em 01/01/1900 as 00:00


O técnico Tite anunciou a primeira convocação da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo da Rússia, quando o time nacional caiu nas quartas de final contra a Bélgica. E desfalcouCorinthians, Flamengo e Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil, poupando apenas o Palmeiras.

O Brasil enfrenta Estados Unidos e El Salvador nos dias 7 e 11 de setembro, nos Estados Unidos, enquanto os quatro semifinalistas da competição nacional entram em campo dia 12. O Corinthians, sem o lateral Fágner, convocado, pega o Flamengo, que perde o meia Paquetá. enquanto o Cruzeiro, com o zagueiro Dedéchamado por Tite, enfrenta o Palmeiras, único time "poupado" pela CBF.

"Tentei procurar ser o mais justo possível. Minha responsabilidade é com a seleção, mas tenho que enxergar o outro lado. Como procurei equilibrar foi não trazer dois de cada clube. Poderia chamar um do Palmeiras, o Bruno Henrique que está jogando muito, mas tenho que dar a oportunidade a esses atletas", disse Tite.

Para o técnico, apenas não ter chamado dois jogadores de um mesmo clube foi a forma de não prejudicar as equipes.

"A maneira de equilibrar isso foi o critério de não chamar dois atletas. Talvez, poderia forçar uma convocação, trazer um atleta do Palmeiras, mas não entendi abrir mão do Fred e outros que estão em bom momento. Ficam prejudicadas as três equipes em detrimento do Palmeiras em razão da convocação? Sim", confessou Tite.

Questionado se a culpa não é da CBF, que permite a continuação de seus torneios -como a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e os Estaduais- em datas oficiais da Fifa, em vez de paralisar o calendário, como acontece em outros países, o treinador não quis entrar em polêmica."

Vou desconsiderar essa situação. Tem a oportunidade de aperfeiçoamento de calendário e se tiver uma situação de convergir para que a gente tenha condição de contornar seguramente queremos o melhor. Há um espaço de aperfeiçoamento, mas também há um número de competições importantes em que datas são necessárias. Traz a ideia, dá para a gente melhorar para que não exista esse conflito de datas importantes com seleção brasileira. Tem espaço para isso? Tem", afirmou Tite.

Em entrevista coletiva nesta sexta, o treinador voltou a falar sobre os desfalques na semifinal da Copa do Brasil e disse que é importante ter todos os atletas no elenco.

"Temos que ter um cuidado, não dormiria com a consciência tranquila se convocasse dois de uma equipe e um de outra não fosse", apontou Tite. "Ser técnico de clube é diferente de ser técnico de seleção. Estar no Mundial é diferente de tudo. Vi o Cafu comentando que só tem real dimensão de Copa do Mundo quem está ali e sente na hora. Sentir o quanto te traz", finalizou Tite.

Além de Fagner, Dedé e Paquetá, o treinador também convocou, do futebol brasileiro, o atacante Pedro, do Fluminense, Everton, do Grêmio, e Hugo, do Flamengo.