Exposição de carros antigos e feira de livros são atrações para turistas em Sergipe

Eventos fazem parte da programação da Expo Verão 2023, que acontece na Praça de Eventos da Orla de Atalaia

Publiciado em 11/01/2023 as 17:30
Pixabay/ Reprodução

Para quem é fã de carros antigos e de livros, a Expo Verão 2023 será parada obrigatória durante esta semana. Até o dia 12 de janeiro acontece a Exposição de Carros Antigos. Já de 13 a 15 janeiro será realizada a Feira de Livros. Tanto a exposição quanto a feira são eventos oficiais da programação da Expo Verão, que acontece na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, das 17h às 23h, e tem reunido milhares de pessoas diariamente.

Devido ao grande sucesso, a Exposição de Carros Antigos, realizada em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo, ocorre pela segunda vez na Expo Verão deste ano. Sergipanos e turistas têm a oportunidade de apreciar relíquias automobilísticas com mais de meio século de existência, algumas delas, inclusive, com mais de 80% de originalidade, os chamados carros placas pretas, como explica o presidente da Federação, Kennedy Fonseca.

“Esses carros recebem a placa preta do Detran após passarem por avaliação de banca especializada, que analisa todo o veículo e avalia se pintura, vidros e estofamento, entre outros itens, são originais de fábrica. Esses carros são verdadeiras relíquias, e quando comercializados atingem altos valores de comércio. Mas a maioria dos carros de colecionadores não está à venda”, frisa Kennedy Fonseca.

Um exemplo de carro antigo em Sergipe com alta valorização de preço é um Ford 29, cujo valor, de acordo com o presidente da Federação, chega a R$ 200 mil. Segundo Kennedy Fonseca, a estimativa é de que existam em Sergipe cerca de 200 colecionadores de carros antigos, divididos entre oito clubes.

Feira de livros
Já no período de 13 a 15 de janeiro, o espaço para eventos alternativos da Expo Verão receberá a Feira de Livros, fruto da parceria com a livraria Escariz. Serão disponibilizados cerca de quatro mil títulos de diversos estilos, para público de todas as idades e gostos literários. De acordo com a diretora comercial da livraria, Fátima Escariz, serão expostos títulos com preços diferenciados dos praticados nas lojas, com valor inicial de R$ 5.

“Acreditamos no sucesso da Expo Verão. Já estamos com duas feiras nos principais shoppings da cidade, e vislumbramos a possibilidade de alcançar mais pessoas participando desse grande evento. Graças a Deus as pessoas retomaram o gosto pela leitura, infelizmente aconteceu em um momento triste para todos, que foi a pandemia, mas ela ajudou a despertar o hábito da leitura, e promoveu o reencontro com o prazer de estar com o livro em mãos”, enfatiza Fátima Escariz.

Segundo o diretor da Êxito Soluções em Eventos, e idealizador da maior feira multissetorial de Sergipe, Alexandre Porto, uma grade ‘alternativa’ de programação foi pensada para atender a diversos públicos e fazer com que mais setores econômicos, de prestação de serviços e que impulsionam o turismo se tornem conhecidos.

Programação cultural e artística
O público que tem comparecido à Expo Verão tem assistido a diversos shows artísticos e culturais todas as noites, no palco do evento. Na programação desta quarta-feira, 11 de janeiro, a partir das 17h tem DJ Kleber, aulão de Ritbox, e apresentações de ginástica rítmica, de Belle Accioly e do Trio Pé de Serra Graduado.

No dia 12, a programação conta com a gravação do programa Canal Elétrico, de Fabiano Oliveira, às 17h; apresentações de Amanda Mytch e de Eraldo Alves. Já na sexta, dia 13, haverá show de Bruno Rangel e de Santana Baião da Penha.


Fonte: Assessoria de Imprensa