Filme sergipano sobre as eleições presidenciais de 2014 será exibido em Aracaju

Publiciado em 03/06/2017 as 15:45

O Brado Retumbante será exibido na próxima terça-feira, 06 de junho, às 09h, no Cine Vitória (Rua do Turista), em Aracaju, como parte integrante da Mostra Sesc Serigy de Cinema. O curta-metragem sergipano é dirigido por Fábio Rogério e Marcelo Ikeda e foi todo realizado com imagens de arquivo, integralmente extraídas do horário político eleitoral gratuito exibido na TV, dos três principais candidatos à eleição presidencial de 2014: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), e Marina Silva (PSB).

O curta já foi exibido em Aracaju no ano passado no Festival Sergipe de Audiovisual (Sercine), mas de acordo com Fábio Rogério, um dos diretores do curta, a exibição na Mostra Sesc Serigy de Cinema tem tudo para ser especial, pois “o filme se ressignifica a cada novo acontecimento da política brasileira permitindo novas leituras do cenário político atual do nosso país. A cada exibição o filme bate de uma forma diferente no espectador”. O filme apresenta uma reflexão sobre os discursos dos candidatos à presidência, e especialmente como esses discursos são estruturados a partir de uma elaborada campanha publicitária que visa à exploração da imagem desses candidatos. Mais do que uma investigação sobre os discursos políticos desses candidatos, o filme é uma investigação sobre o poder de sedução das imagens e da influência dos instrumentos da publicidade sobre o eleitor.

Os diretores deixaram essas imagens falar por si mesmas, não inserindo qualquer comentário (narração em off ou inserção sobre as imagens), procurando trabalhar com planos longos, ou seja, não "picotando" as imagens para suscitar comentários. O objetivo não foi defender nenhum dos candidatos, mas, ao contrário, mostrar como, de certa forma, todos os candidatos usam armas semelhantes no que diz respeito às estratégias de promoção de uma imagem pessoal a partir da publicidade. A eleição, mais do que decidida pelo conteúdo do discurso dos candidatos, é muitas vezes decidida na manipulação dos instrumentos publicitários, entre os quais a imagem permanece sendo como um dos pilares centrais.

O filme elege momentos como a exaltação ao pathos (o apelo às emoções, o nacionalismo, a grandiosidade da "pátria mãe"), a importância dos jingles, a eleição como festa, o apoio de cineastas e artistas como forma de garantir prestígio à campanha, a maquiagem dos candidatos, a ênfase em momentos comuns (como mostrar depoimentos de sua família ou mesmo um candidato preparando uma refeição), os ataques entre os candidatos e as posteriores alianças no segundo turno, mesmo que seja com candidatos atacados no primeiro turno.

O Brado Retumbante é produzido pela Novos Olhares Filmes, produtora audiovisual sergipana, e já foi exibido em diversos festivais como o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o Festival Sergipe de Audiovisual, o Festival de Cinema de Penedo, o Festival de Cinema de Caruaru, a Mostra do Filme Livre, entre outros, e ganhou os prêmios de Menção Honrosa do Júri no Festival de Cinema de Belo Jardim e Prêmio Especial do Júri no Festival de Curta Metragem de Taquary.