Trânsito de Mercúrio será acompanhado pelos sergipanos

O trânsito durará cerca de 7h30m. Em Sergipe, o fenômeno poderá ser observado na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) a partir 9h. A entrada é gratuita.

Publiciado em 09/05/2016 as 11:07

Nesta segunda-feira, dia 9, o planeta Mercúrio passará na frente do disco solar. É um fenômeno que acontece a cada 100 anos. O trânsito durará  cerca de 7h30m. Em Sergipe, o fenômeno poderá ser observado na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) a partir 9h. A entrada é gratuita.

Os visitantes terão acesso aos telescópios e orientações com monitores. Serão discutidos temas como Mercúrio, sistema solar e observações astronômicas. A ação conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

A professora Dra. Elza Ferreira Santos explica que a observação não pode ser feita a olho nu. “A observação será feita utilizando telescópios com filtros especiais que protegem a nossa visão dos raios Infravermelhos e Ultravioletas, além disso, usaremos uma luneta usando uma técnica de projeção numa cartolina branca na qual será possível visualizar o pequeno ponto negro (Mercúrio ) passando através do disco solar’ .

Ainda segundo a professora Elza, o fenômeno é muito importante para a Astronomia, pois permite calcular a distância média entre o sol e a terra. “No passado, medir os trânsitos de Mercúrio e Vênus foi uma atividade muito importante para a Astronomia, pois permitiu definir e estabelecer uma unidade de medida usada ainda hoje na Astronomia, que é definida como a distância média entre o Sol e a Terra. Com o advento de técnicas avançadas de medidas, o fenômeno do trânsito passou a ser secundário, no entanto atualmente a técnica ainda é usada para a descoberta de Planetas extra-solares”.

Fonte: Ascom /  Fapitec/SE