Professores de universidade sergipana são citados em ranking mundial de cientistas

A lista da AD Scientific Index mapeia e classifica a produtividade científica de faculdades e universidades em todo o mundo

Publiciado em 13/03/2024 as 09:00
Unit/ Divulgação

Mais de 20 professores e pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit) estão entre os cientistas mais influentes da América Latina. Eles foram citados na edição 2024 do World Scientists Rankings, lista elaborada anualmente pelo AD Scientific Index, um índice científico que mapeia, mensura e classifica a produtividade científica de faculdades e universidades em todo o mundo. Trata-se de uma das classificações de maior impacto na comunidade científica e acadêmica mundial.


A partir de dados obtidos nos perfis públicos de cientistas no Google Acadêmico (Google Scholar), ele apura os artigos e publicações científicas de milhares de instituições de ensino e pesquisa, classificando os autores em três indicadores (valores totais, índice H e número de citações). Eles se referem às publicações nas quais cada cientista aparece, o impacto e relevância de cada uma delas e quantas vezes cada cientista vem sendo citado em pesquisas, artigos e trabalhos de outros autores, isto é, se esse pesquisador vem sendo adotado como referência em seu ramo.


De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares, o ranking da AD Scientific Index é fruto de um trabalho de pesquisa consistente e indica os pesquisadores que têm produzido mais e têm sido mais citados ou referenciados por outros cientistas. “É um ranking sério, considerado dentro das academias, dentro da ciência, e portanto o resultado é sempre um resultado positivo, interessante. A nossa universidade tem apoiado, contribuído e institucionalizado a ação da pesquisa dentro da sua base, desde a graduação, passando pela pós-graduação e pela extensão. Então, o resultado disso é uma produção acadêmica consistente e de qualidade”, afirma.


Para o professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador da pós-graduação Stricto Sensu e diretor de relações institucionais da Unit, a presença dos professores e pesquisadores la lista demonstra “o grau de maturidade a que eles chegaram”, que se reflete na qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição, bem como nas parcerias internacionais e para projetos de pesquisa. “Representa a qualidade das pessoas, o alcance dessa qualificação que nós alcançamos e que está exposto nesse ranking. Isso nos dá uma responsabilidade para continuar produzindo cada vez mais, formando gente de qualidade. A produção não é só científica, mas também tecnológica, voltada para a geração de patentes, de emprego e de renda”, destacou.


Entre os pesquisadores citados, estão professores-doutores bastante experientes em suas áreas de atuação, com dezenas de artigos publicados em revistas científicas especializadas e pós-doutorados em universidades da Europa e dos Estados Unidos. É o caso de Cleide Mara Faria Soares, que ensina nos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos (PEP) e Biotecnologia Industrial (PBI). “É gratificante ver o impacto do trabalho conjunto, refletindo não apenas minha dedicação, mas também o empenho dos alunos e a colaboração de parceiros. Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a excelência acadêmica e a contribuição significativa para a pesquisa na região”, comemora.


Outro professor, que foi o primeiro do ranking entre os professores da Unit, é Estélio Henrique Martin Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA), que também coordena o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh). Ele ficou colocado entre os 1 mil cientistas brasileiros de todas as áreas de conhecimento e considerado um dos três mais influentes da área de Educação Física em todo o mundo. “A Unit propicia um terreno fértil para semearmos ciência, o que necessariamente acarreta que tenhamos uma boa produção científica, além de poder estar inculcando o gosto pela pesquisa em nossos estudantes. Uma universidade particular que enfatiza tanto a pesquisa só tem paralelo nas instituições religiosas”, compara.


A lista completa com os professores da Unit, pode ser consultada neste link.


Asscom Unit