Internato nos EUA é um diferencial no curso de Medicina da Unit

Programa realizado em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston, permite que alunos façam um mês de internato na instituição, que é referência no país; terceira edição do programa abriu processo de seleção interna

Publiciado em 17/02/2024 as 09:00
Divulgação/ Unit-SE

Fazer parte de um curso universitário no exterior é um grande diferencial para qualquer instituição de ensino superior. É o que está presente na Universidade Tiradentes, que abriu um novo processo de seleção interna para o programa Clerkship for Medical Students, desenvolvido em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), uma das principais redes de clínicas e assistência à saúde dos Estados Unidos. Todos os anos, alunos matriculados entre o 9º e o 12º período são selecionados para passar um mês de internato nas unidades do CHA, em Boston (Massachusetts).


Desde o seu lançamento oficial, em 2020, duas edições anteriores do programa foram realizadas, com o envio de 30 estudantes de medicina da Unit de outras instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes. Divididos em seis turmas, eles permaneceram cerca de um mês em Boston e, ao longo do internato, puderam ter aulas teóricas e muitas aulas práticas, acompanhando as equipes médicas e as rotinas diárias das clínicas e hospitais ligadas ao CHA, além de entrar em contato mais profundo com o funcionamento do sistema de saúde norte-americano e com o atendimento às populações mais vulneráveis (como crianças, idosos, mulheres, imigrantes e pessoas LGBTQIA+), área na qual a instituição é referência nos EUA.


Os estudantes da Unit ganham a chance de fazer networking profissional com médicos, estudantes e pesquisadores, podendo publicar artigos, participar de pesquisas, entre outros, além de manter contato com residentes e internos da Harvard Medical School, ligada à Harvard University, uma das cinco melhores universidades do mundo. Eles terão ainda treinamentos em língua estrangeira para aprenderem melhor o vocabulário médico utilizado fora do Brasil, além de passar por hospitais e outras escolas médicas da região.


“A vivência de internato em Boston procura desenvolver a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, bem como ampliar habilidades interculturais dos estudantes. Uma experiência internacional contribui para uma melhor compreensão do mundo, dos diferentes problemas e soluções que existem, e isso ajuda a formar um profissional mais preparado e capacitado para atuar em qualquer lugar com confiança e comprometimento”, explica a assessora de relações internacionais da Unit, Júlia Gubert.


Na edição 2024 do Clerkship for Medical Students, os 15 estudantes selecionados ficarão serão enviados a Boston em três turmas, sendo a primeira em abril, a segunda em agosto e a terceira, em setembro. Todos ainda serão isentos de taxas na instituição e terão bolsas de mérito acadêmico no valor de R$ 7 mil, que visam ajudar nos custos que os estudantes têm com moradia, passagens aéreas, alimentação e quaisquer outros.


Quem participa


As inscrições para a seleção interna do Clerkship for Medical Students vão até este domingo, 18, e podem ter seu resultado publicado no dia 23 de fevereiro. Podem participar alunos da Unit que estejam regularmente matriculados no curso de medicina, entre o 9º e o 12º período de Medicina, e que preencham requisitos como média geral ponderada igual ou superior a 7; passaporte e visto americano válidos até 30 de outubro de 2024, inglês no nível B2 (intermediário superior) e esquema vacinal completo contra a Covid-19.


Outras informações podem ser buscadas através do site https://www.grupotiradentes.com/international/internato-cha-2024/.


Asscom Unit