Aplicação de provas do Saese iniciam nesta terça-feira, 21

Entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, milhares de estudantes das redes estadual e municipais participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe, no sentido de monitorar a proficiência e a qualidade do ensino em Sergipe

Publiciado em 21/11/2023 as 11:00
Seduc/ Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), reforça que as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe, o Saese, começam a ser aplicadas a partir desta terça-feira, 21 de novembro, e vão até o dia 1º de dezembro. Em sua terceira edição, o Saese atenderá a 995 escolas públicas, 3.499 turmas e mais de 85.000 estudantes. As escolas públicas intensificam a mobilização para aplicação das provas, que avaliam a qualidade de ensino e aprendizagem das unidades escolares públicas estaduais e municipais.

Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio, da rede estadual, terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O Saese também vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento.

O Saese coletará informações sobre fatores socioeconômicos, de formação docente e de complexidade da gestão, os quais podem auxiliar na compreensão do desempenho dos estudantes nos testes. Para a diretora do Ceave, Joniely Cruz, é imprescindível que professores e diretores respondam aos questionários eletrônicos, disponíveis desde a segunda-feira, 20. “Os dados coletados vão ajudar a entender os resultados das avaliações que aferem o nível de aprendizagem dos alunos”, relatou.

O planejamento e a coordenação geral de logística das operações de campo da avaliação serão de responsabilidade da Fundação Cesgranrio, sob a supervisão geral da Ceave/Seduc. A partir dos resultados, será possível fazer a análise dos fatores que interferem no processo educacional do Estado no intervalo de um ano, assim como dar uma visão ampla das políticas e programas voltados para a melhoria da educação básica que envolvem tanto a rede estadual quanto a rede municipal. É por meio desses resultados que se calcula o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que mensura a qualidade da educação pública do nosso estado.

Ao longo do ano, a Seduc ofereceu todo o suporte necessário às comunidades escolares para que todo o processo aconteça conforme planejado, assim como a oferta de simulados e de material didático a fim de que todos os estudantes da rede estadual se preparassem da melhor maneira possível para o Saese.

Convém lembrar que o Saese obedece a alguns critérios para divulgação dos resultados. Os municípios devem ter no mínimo dez estudantes matriculados nas etapas avaliadas, no mínimo, 50% dos alunos participando. Já as escolas devem registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada.

Fonte: ASN