Segundo dia de prova do Enem conta com logística e apoio do Governo de Sergipe
Além da assistência da equipe da Seduc, dos técnicos do programa Acolher, do efetivo policial extra e da equipe do programa Pré-Universitário, o Governo de Sergipe repetiu o sistema de transporte em todo o estado para garantir tranquilidade e boa presença dos candidatos ao Enem 2023

Após ser considerado o estado com maior percentual de presença no primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o Governo de Sergipe manteve a logística para o segundo dia de prova, realizada em todo o estado neste domingo, 12. Psicólogos e Assistentes Sociais do programa Acolher, uma frota de 449 veículos no interior, distribuição de canetas, água mineral e todo o incentivo dos acolhimentos nos locais de prova fizeram parte do planejamento com o objetivo de levar mais tranquilidade aos mais de 12 mil candidatos da rede pública estadual de ensino.
O governo também entrou com o efetivo extra contando com mais de 600 policiais militares em todo o estado, tanto para resguardar a segurança pública como também escalados para acompanhar a distribuição das provas. No segundo domingo de Enem, a logística envolveu 175 locais espalhados por 34 municípios sergipanos. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), começou a aplicar as provas às 13h com o fechamento dos portões.
Anny Karolliny, Cláudia Luiza e Willian Jesus Santos, todos estudantes do polo do PréUni do Centro de Excelência 24 de Outubro, em Aracaju, chegaram cedo no local de prova e demonstraram tranquilidade. Anny Karolliny, que pela primeira vez responde ao Enem, disse se sentir confiante porque teve uma boa base, bons professores e fez bem a primeira prova. “Os professores revisaram os conteúdos, nos passaram confiança e estou tranquila”, conta a candidata a uma vaga de Medicina.
Dentre os alunos que participaram, compareceu ao Centro de Excelência Atheneu Sergipense, também em Aracaju, a aluna Beatriz Araújo Monteiro, que chegou acompanhada do pai, Aderbal Monteiro. Ele fez questão de acompanhá-la para que não falte segurança e carinho. “Participamos antes e depois da prova. Acho importante que os pais estejam presentes. Ela faz pela primeira vez a prova como experiência para que no terceiro ano já esteja bem mais preparada”, disse.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, acompanhado da diretora do Departamento de Apoio Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, e da diretora da Diretoria de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, visitou alguns polos de aplicação das provas na capital. “Tudo com organização e planejamento dá bons resultados. Estamos com técnicos nos diversos pontos de Sergipe, o acolhimento recebeu os alunos nesse dia tão especial. Toda a logística foi replicada e a expectativa é que tenha a mesma participação do primeiro dia de prova. Os alunos se prepararam o ano todo, a gente acredita neles, aposta na capacidade de cada um, a gente criou um ambiente para que todos sejam acolhidos e possam dar o seu melhor. O monitoramento nosso começou antes das 8h da manhã para que tudo funcione bem em todo o estado”, destacou o secretário da Educação, Zezinho Sobral.
Primeiro dia
No primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões objetivas sobre Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa argumentativa de até 30 linhas. O tema da redação deste ano foi: ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’.
No segundo dia, foi a vez dos candidatos responderem questões de Matemática e Ciências da Natureza. A diretora do Departamento de Apoio Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, lembrou que o segundo dia é sempre mais tranquilo que o primeiro, já que passa a ansiedade de chegar no local de prova. “Estamos hoje aqui repetindo a ação de acolher os estudantes, com transporte garantido, aquele último apoio antes da prova para manter a confiança que eles precisam. A Seduc sempre apoiando os estudantes que intencionam êxito no Enem”, afirmou.
Fonte: ASN

CAIXA prorroga calendário de aditamentos do Novo FIES
Estudantes podem realizar a renovação dos contratos até 30 de junho e solicitar a dilatação do prazo de utilização a partir do dia 1º de junho