Inscrições para o Enem 2023 começam e vão até 16 de junho

Provas do exame estão marcadas para 5 e 12 de dezembro; nota é utilizada como critério de ingresso na maioria das faculdades e universidades do país

Publiciado em 06/06/2023 as 18:30
Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 5, as inscrições para a edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do principal exame de admissão do país, cuja nota é adotada como critério de seleção na maioria das faculdades e universidades, sejam elas públicas ou privadas. O prazo de inscrição vai até às 23h59 do dia 16 de junho. Já as provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Para participar, os interessados devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/), informando o CPF e a data de nascimento, além dos outros dados pessoais. Ele pode também usar a sua conta na plataforma Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o boleto bancário deve ser pago até 21 de junho, com opções de débito em conta, cartão de crédito e Pix.

O mesmo prazo de inscrição também vale para os candidatos solicitarem atendimento especializado e tratamento por nome social. Quem não compareceu ao Enem 2022, mas apresentou justificativa de ausência, ou teve a isenção da taxa de inscrição aprovada para o Enem 2023, deve igualmente fazer sua inscrição no Portal do Participante. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro e a divulgação dos resultados individuais está prevista para 16 de janeiro de 2024.

Esta edição marca os 25 anos de realização do Enem, que foi criado e aplicado pela primeira vez em 1998, com a intenção inicial de avaliar a qualidade do Ensino Médio em todas as redes educacionais do país, a partir das questões respondidas pelos estudantes que o concluíam. Em 2009, a metodologia foi aperfeiçoada e os resultados do Enem passaram a ser adotados como critério de ingresso nas universidades públicas federais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No Grupo Tiradentes
A Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), ambas mantidas pelo Grupo Tiradentes, estão entre as instituições privadas de ensino superior que também aceitam a nota do Enem como critério de ingresso em seus cursos. O calendário completo e outras informações podem ser conferidas no site www.unit.br/enem.


Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC