Líderes educacionais se reúnem para discutir Universidade e Sociedade

O 5º Encontro Internacional de Reitores Universia aconteceu no início do mês de maio na Espanha. E dentre os 700 líderes universitários de 14 países, estava o da Unit

Publiciado em 20/05/2023 as 13:00
Divulgação

Com o tema "Universidade e Sociedade", o 5º Encontro Internacional de Reitores Universia, promovido pela Universia Santander, aconteceu em Valencia, Espanha, na primeira semana do mês de maio. Na ocasião, 700 líderes universitários, de 14 países, estiveram presentes, inclusive o da Universidade Tiradentes (Unit), representando o reitor, Jouberto Uchôa, o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima.

Na pauta deste que é um dos maiores eventos educacionais do mundo, debates em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades. Tendo como grande mote das discussões, avaliar o papel das Universidades no futuro de uma sociedade que enfrenta desafios complexos, de desigualdade social e efeitos climáticos a fake news.

“Foi bacana perceber que estamos endereçados em relação aos três eixos principais que o mundo todo está olhando. Além de termos podido aprender e ver as tendências, tivemos networking entre outras instituições e pudemos ver de perto o que está sendo feito ao redor do mundo”, pontua o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima.

Como fruto da participação do Grupo Tiradentes neste evento, está a possibilidade de estreitar laços com a Universia Santander, por meio do Tiradentes Innovation Center (TIC). “Além de todo conhecimento adquirido e troca, tivemos o acesso a mais detalhes do investimento do Universia na educação: são cerca de 400 milhões de dólares aplicados nos países em que eles têm o Programa. E lançaram, ainda, a Declaração de Valência, em que consta sete prioridades que eles farão investimentos. Em um destes pontos, teremos a oportunidade de parceria com o TIC. Já estamos trabalhando nesta conexão”, afirma o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima.

Universia

O 5º Encontro Internacional de Reitores Universia é parte do apoio que o Banco Santander, firmemente comprometido com o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa, oferece ao ensino superior há mais de 25 anos. Assim, o evento foca no papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.


Asscom Unit