Egressa da Unit é aprovada em 1º lugar em processo seletivo para Perfusionista

Sheila Santos Araújo foi aprovada no processo seletivo para perfusionista do Instituto Federal de Cardiologia e Transplante, no Distrito Federal

Publiciado em 25/03/2023 as 16:00
Divulgação

A egressa do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Sheila Santos Araújo, foi aprovada em 1º lugar no processo seletivo para perfusionista do Instituto Federal de Cardiologia e Transplante, pertencente ao Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal.


Desde setembro de 2022, a biomédica está atuando como perfusionista. “Essa área é pouco conhecida na sociedade, mas é de extrema importância e necessidade a atuação para garantir o sucesso das cirurgias. É uma área que gera deslumbramento social quando se fala sobre a atuação. Meu trabalho será na cirurgia cardíaca, na oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e nos transplantes (tanto na captação de órgãos pelo Brasil, como no implante), na contribuição da ciência, dos protocolos e no trabalho multiprofissional, com boas práticas e relações”, destaca.


Para Sheila, atuar como perfusionista sempre foi um objetivo. “Escolhi essa área porque me apaixonei por uma palestra do egresso do curso de Biomedicina, Allysson Rodrigo. Ele tinha terminado o curso de perfusão e deu uma explanação sobre a atuação na área durante uma aula inaugural na Unit. Nessa época estava cursando o 3º período e fiquei interessada na profissão. Então me dediquei a crescer na área e ter mais experiências. Após quatro anos de atuação em Aracaju, participei de um processo seletivo em outro estado e tive um resultado positivo”, relembra.


A biomédica conta que o seu primeiro contato com a perfusão extracorpórea se deu devido a uma oportunidade de estágio extracurricular da Unit. “Fui indicada pela professora Wanessa Lordelo, para atuar no Hospital do Coração na aérea de Análises Clínicas e lá fui me desenvolvendo até o centro cirúrgico”, afirma.


A egressa afirma que a Universidade Tiradentes contribuiu no êxito da sua aprovação. “A Unit abriu portas com seus convênios de estágios, apresenta egressos de sucesso que retornaram para dar feedbacks sobre as áreas de atuação. Os professores são nossos primeiros entrevistadores para o mercado de trabalho, e a Unit prepara bem cada professor para ter um olhar mais apurado para identificar nossas qualidades”, ressalta.



Asscom Unit