Programa de Mobilidade Acadêmica da Unit está com inscrições abertas para intercâmbio

Os alunos da Universidade Tiradentes (Unit) podem realizar atividades acadêmicas em 40 em Instituições de Ensino Superior de 11 países

Publiciado em 25/03/2023 as 10:00
Divulgação

A internacionalização é um processo de ampliação da atuação e do alcance de instituições e empresas para a esfera internacional. Na Universidade Tiradentes (Unit) isso acontece por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) que está com inscrições abertas até o dia 9 de abril. Serão 12 bolsas para a Universidade Tiradentes (Unit), duas bolsas para o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco), e duas bolsas para a Faculdade Tiradentes de Goiana (FITS Goiana).


Os alunos poderão concorrer a 16 vagas de intercâmbio em 40 faculdades e universidades de 11 países. Sendo eles: Argentina, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Letônia, México, Peru, Portugal e Uruguai.


“O programa proporciona aos alunos uma oportunidade ímpar de realizar um semestre acadêmico em uma instituição estrangeira, com a chance de obter uma bolsa para auxiliar nos custos envolvidos no processo. Com essa oportunidade, diversos benefícios são perceptíveis: amadurecimento pessoal, profissional e acadêmico, bagagem cultural, experiências de vida únicas, resiliência, novos conhecimentos e novas formas de pensar, etc. Então, o ProMAI promove mais que uma experiência acadêmica, mas também uma experiência de vida”, afirma a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald.


Serão contemplados com as bolsas de mérito acadêmico 16 discentes com as maiores pontuações selecionadas no processo seletivo do edital para a mobilidade acadêmica em 2023.2, obedecendo a ordem de classificação e os critérios de disponibilidade de bolsas por país poderão se inscrever para realizar a Mobilidade Acadêmica em 40 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras em 11 países, como por exemplo: Universidade do Porto (Portugal), Universidad de Valladolid (Espanha), Universidad Mayor (Chile), Universidad Anahuác Mayab (México) e Myongji University (Coreia do Sul).


De acordo com Stephanie, às Instituições de Ensino Superior (IES) foram escolhidas para complementar a experiência acadêmica dos estudantes. “Todas as IES parceiras atuais são frutos de negociações que visam a isenção de taxas e a promoção de experiências acadêmicas e interculturais. Portanto, escolhemos instituições que possuem uma visão em comum conosco. Elas oferecem a oportunidade de estudar em suas instalações, com o seu corpo docente, com isenção de taxas. Além de, é claro, a oportunidade de vivenciar a cultura do seu país”, destaca.


Para concorrer, o estudante precisa ainda ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil; estar matriculado e sem inadimplências em uma das unidades do Grupo (Fits e Units SE e PE). O aluno também deve ter no mínimo 20% e no máximo 80% dos créditos cursados.


O resultado preliminar da seleção será divulgado até às 21h do dia 11 de abril. Os alunos interessados em ingressar no Programa devem ficar atentos aos pré-requisitos no edital disponível no site de Relações Internacionais.


Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados pelo email international@unit.br ou pelo telefone: (79) 3218-2297.



Asscom Unit