Curso de Enfermagem da Unit realiza tradicional Cerimônia da Lâmpada

A Cerimônia da Lâmpada é um ritual simbólico que marca o início da jornada dos futuros enfermeiros

Publiciado em 24/03/2023 as 11:00
Divulgação

Como já é tradição na Universidade Tiradentes (Unit), o curso de Enfermagem realizou a Cerimônia da Lâmpada para dar as boas-vindas a 115 alunos calouros do Projeto Inova Tiradentes. O evento marca o início da vida acadêmica e é uma forma de lembrar a precursora da profissão, Florence Nightingale, e manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de formação.


A cerimônia tem o significado da enfermagem, que é assistir aos pacientes com "dedicação, amor e paciência", conforme explica a coordenadora do curso de enfermagem do Inova, Geisa Lima.


“A Cerimônia da Lâmpada é um ritual simbólico que marca o início da jornada dos futuros enfermeiros. O evento é solene e mostra a importância da profissão e sua beleza. Os alunos têm a oportunidade de se orgulhar de sua história e se sentir parte dela. A Lâmpada é o símbolo da enfermagem e sua história remonta ao século XIX. É uma homenagem a uma nobre inglesa chamada Florence Nightingale que dedicou sua vida à profissão de enfermeira. Atualmente, a passagem da Lâmpada é feita pelos alunos veteranos para os calouros e representa a continuidade da profissão”, declara.


Participaram da solenidade a coordenadora operacional do curso de Enfermagem, professora Naiane Regina Oliveira e os professores do Projeto Inova Tiradentes Elisangela Minari, Arthur Tavares e Emília Nogueira. E a professora doutora Ana Cláudia Mota, que ficou responsável por ministrar uma palestra inspiradora de boas-vindas.


Os familiares dos estudantes participaram da solenidade emocionados. Para Soleide Grigório Barreto diz estar muito orgulhosa da sua filha Luísa Grigório Barreto. “Espero que ela aproveite cada momento da graduação. Nós os pais que estamos incentivando e apoiando nossos filhos esperamos sempre que eles cresçam e tenham ótimas experiências. Nós lutamos muito para chegar onde estamos hoje, agora é a hora dela trilhar o próprio caminho, mas sabendo que sempre vou estar dando todo o suporte”, afirma.


“Cursar Enfermagem sempre foi um sonho pra mim. Saber que eu posso ajudar a curar pessoas foi o que mais me incentivou a fazer esse curso. Essa noite está sendo muito especial e mágica para mim porque é a concretização de que estou realizando meu sonho de estar na Universidade. Estou muito animada pelo que vem pela frente com as aulas totalmente diferentes do Projeto Inova Tiradentes”, afirma a estudante Luísa Grigório Barreto.



Asscom Unit