Universitárias se preparam para experiência médica internacional

Publiciado em 26/09/2022 as 20:00

Viver uma experiência internacional é o sonho da maioria dos estudantes. A graduação é uma ótima oportunidade para alcançar esse objetivo. Três alunas de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) abraçaram a chance e estão de malas prontas para irem à Boston (Massachusetts, EUA). Elas farão o internato na Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA) por meio do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students.


De acordo com a aluna Mariana Flor Rocha Mendonça Melo essa é uma oportunidade única. “Poucas universidades no Brasil tem parcerias com instituições internacionais e estágio médico nos Estados Unidos é  algo complicado de conseguir, então quando a Unit fechou a parceria com o CHA eu não poderia deixar essa oportunidade passar. Ter chance de conhecer uma instituição de saúde americana, com certeza será um crescimento profissional e pessoal enorme”, diz.


Para Ramilly Guimarães Andrade Santos, realizar um internato internacional é o sonho de qualquer estudante de Medicina. "A experiência de realizar parte do internato em outra instituição é o sonho de muitos estudantes, ainda mais de forma internacional, então quando vi a oportunidade já me interessei. Espero conseguir aprender um pouco sobre as diferenças entre o nosso sistema de saúde e o dos Estados Unidos, e se possível criar projetos sugerindo melhorias para nosso sistema de atendimento. Sei que o conhecimento adquirido nesse período vai ser muito importante para minha formação, e espero conseguir atingir meus objetivos", revela.


“Eu queria muito ter uma experiência médica fora do país, ver como a medicina funciona em várias partes do mundo sempre foi um sonho. Quando lançou o edital do internato em Boston eu fiquei muito feliz, pois além da oportunidade acadêmica nesse período da faculdade o contato com o paciente é ainda maior e poder ter essa oportunidade em outro país será incrível. Estou muito feliz e ansiosa”, corrobora a estudante Bárbara de Almeida Sena da Silva.


De acordo com a assessora de relações internacionais do Grupo Tiradentes, Julia Gubert, os preparativos para o embarque começaram há meses. “As expectativas por parte da instituição é de que nossas estudantes tenham uma experiência incrível e possam demonstrar para os parceiros a qualidade da formação que a universidade proporciona. Esperamos que elas consigam ter experiências e vivências práticas dentro das suas áreas de maior interesse profissional, mas também que elas possam vivenciar a região de Boston, conhecer a cidade e voltar com muita bagagem profissional e pessoal para compartilhar”, considera.

 

O Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students acontece em parceria entre o Grupo Tiradentes e a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA). Ele é oferecido para discentes de Medicina da Universidade Tiradentes (Sergipe), do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas e da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, objetivando a vivência de internato em Massachusetts, Estados Unidos, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

 

 

Asscom Unit