Projeto reúne 50 estudantes do ensino médio em vivência universitária

Publiciado em 22/09/2022 as 10:05

Muitos estudantes do ensino médio não conhecem o mundo universitário até que ingressem em uma instituição de ensino superior. Para ajudar na transição, a Universidade Tiradentes promove visitas orientadas ao campus, orientação vocacional e palestras, por meio do projeto ‘Portas Abertas’. Nesta segunda-feira, 12, foi a vez de 50 alunos do Colégio do Salvador visitarem a universidade.

 

Na ocasião, eles conheceram os laboratórios do curso de Medicina e engenharias, além do Tiradentes Innovation Center, para conhecerem de perto a estrutura da instituição e auxiliar no processo de decisão da futura profissão.  “Eles estão escolhendo uma profissão, um plano de vida. Se eles não conseguirem estar na área que resolverem abraçar, eles sofrerão todos os dias. E isso é muito ruim. Então, apresentamos a universidade, para que eles conheçam pessoas, turmas e laboratórios”, diz o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior.

 

De acordo com o vice-reitor, a ideia é apresentar a universidade mais cedo aos alunos para terem certeza do que querem e o que não querem. “O projeto Portas Abertas tem essa preocupação de aproximar os alunos e busca fazer um estreitamento dessa relação entre a universidade e a escola. Muitos ainda não sabem a carreira que desejam seguir e estas experiências são fundamentais para que ampliem a visão profissional”, complementa.

 

Para o coordenador do Ensino Médio no Colégio do Salvador, Neverson Lucena, a visitação é crucial para que os estudantes alcancem autonomia. “Esse momento é peculiar na vida deles porque, hoje, eles conseguem através de diversos mecanismos, obter informação, principalmente através da internet, que antigamente não tínhamos, e normalmente seguíamos a carreira da família, por exemplo. Mas, hoje em dia, esses espaços [universidades] são muito mais abertos. O mundo universitário exige uma vivência muito mais detalhada precisa ter construído ao longo do processo educacional a autonomia e o processo da autonomia é procurar e correr atrás das suas necessidades”, afirma.

 

Um dos estudantes que participou da visita foi Luiz Fernando Maia Buarque. “Eu ainda tenho muitas dúvidas, mas eu espero que com essa experiência eu possa conhecer mais a mim mesmo e acrescentar mais ideias a respeito disso, porque eu ainda penso bastante. Eu sou de humanas, mas eu também estou pensando em Medicina. Então, estou nessa dúvida”, conta.

 

O aluno Lucas Prata Lacerda também pensa em Medicina, mas ainda está decidindo. “Também sou mais da área de humanas, mas consigo me virar em tudo, por isso estou muito em dúvida. Tenho vontade de fazer Medicina, mas também Direito ou Arquitetura [e Urbanismo]. Muitas vezes, fico pensando ‘será que eu vou gostar?’. Então, acho muito mais interessante ver nas salas, no laboratório, ouvir depoimentos de pessoas bem sucedidas. Gosto muito de ver coisas assim, ver que dá certo, sim.”, acredita.

 

Outras ações

Em outra iniciativa do projeto, a instituição recebeu 20 estudantes do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) para um aulão preparatório para o vestibular e visitação dos laboratórios da Saúde e Biblioteca Central. Também visitaram a estrutura dos cursos da Saúde cerca de 25 alunos do Colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG).



Asscom Unit