Mostra Aracaju 2022: mais de 20 expositores são egressos da Unit

Publiciado em 19/09/2022 as 17:00

A Mostra Aracaju é o primeiro, o maior e mais completo evento no segmento da Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Paisagismo de Sergipe. Neste ano, a Mostra está na 11ª edição e celebra 22 anos; e para comemorar, terá dois espaços: casa aberta à visitação e lounge. Na casa, 29 ambientes com a participação de 30 profissionais expositores dos quais 23 são egressos da Universidade Tiradentes. O evento começou no dia 14 de setembro e vai até 30 de outubro.

 

Para a coordenadora da Mostra Aracaju, Mercês Souza, o apoio da Unit é essencial para a realização do evento. “Como a primeira instituição de ensino superior a implantar o curso de Arquitetura no estado, ao longo dos anos a Unit vem provendo com muita competência o mercado da arqdécor em Sergipe. No momento em que a Mostra celebra 22 anos de atividades, compartilhar uma parceria com a instituição responsável pela formação de grandes profissionais da área, para nós é motivo de muito orgulho e satisfação”, diz.

 

“Ter um parceiro no patamar da Unit, só reforça a relevância que a marca Mostra Aracaju conquistou junto ao mercado de decoração sergipano”, acrescenta.

 

Expositores

A maioria dos profissionais expositores da 11ª Mostra Aracaju é composta por egressos de Arquitetura e Urbanismo da Unit. Dos 30, apenas sete não são formados pela instituição. “A Unit foi pioneira no estado de Sergipe a ofertar o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, nos anos 90. Por conta disso, grande parte do mercado de trabalho atual ainda é de nossos egressos. Isto é um resultado de décadas oferecendo excelência acadêmica e mantendo o padrão de qualidade no ensino da Arquitetura e Urbanismo”, enfatiza a coordenadora operacional do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, MSc. Millena Fontes.

 

Para Mercês, um profissional com formação qualificada está preparado para encarar os desafios que a profissão oferece. “Na arquitetura, assim como em outras áreas, esse quesito aliado à dedicação são imprescindíveis para uma carreira de sucesso. No segmento da decoração, arquitetos, designers de interiores e paisagistas precisam ter compromisso com a qualidade técnica e estética de seus projetos, estar conectados com as novas tendências do mercado e com o universo da tecnologia, buscar soluções sustentáveis, analisar e aplicar estratégias adequadas para aprimorar os projetos. O profissional com essas características geralmente possui formação em instituições comprometidas com a qualidade”, ressalta.

 

História de sucesso

Um dos egressos da Unit que participam da Mostra é o arquiteto Gilvan Accioly, responsável pelo espaço Gourmet Biancogres e um dos organizadores. “Eu participei de todas as Mostras. Na primeira, como ainda não era formado, fui recepcionista de um ambiente. Eu até brinco dizendo que já passei por todos os estágios da Mostra: fui recepcionista no primeiro ano; nos anos seguintes atuei como profissional e nesta edição estou como organizador e arquiteto dentro do evento”, relembra.

 

Para ele, a Unit foi essencial para sua formação. “A Unit foi a primeira instituição a oferecer o curso em Sergipe. Na época ainda estava em processo de reconhecimento pelo MEC, mas a base era muito sólida e por exigência do curso, os professores tinham doutorado. Todos eram extremamente práticos e atuantes no mercado e isso fazia toda a diferença, porque a gente vivia a arquitetura dentro e fora da universidade acompanhando o trabalho dos professores. Isso trouxe uma grande experiência para minha vida profissional”, afirma.

 

“A Unit me formou na profissão que eu escolhi e que amo exercer. A instituição foi responsável pela minha qualificação e me proporcionou o prazer de atuar como arquiteto. Atuar como profissional não é algo que eu faça com o objetivo de apenas ganhar dinheiro, existe amor em tudo que eu projeto e executo”, acrescenta Accioly.

 

Ambiente instagramável

Além da participação de arquitetos egressos, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design Gráfico também participam da 11ª Mostra Aracaju. Por meio do concurso ‘Espaço Instagramável para a Mostra Aracaju 2022’, o estudante vencedor fará parte da exposição no Shopping Jardins. A ideia é criar um ambiente que desperte interesse das pessoas para que registrem a visita através de fotos e/ou vídeos do local e compartilhem em suas redes sociais.

 

Asscom Unit