Inspiração: Jouberto Uchôa de Mendonça completa 86 anos de vida

Publiciado em 19/09/2022 as 15:01

“Um vigia com medo de alma”. É assim que o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, conta que iniciou sua trajetória na Educação. Nascido em 17 de setembro de 1936 é o terceiro dos 11 filhos do motorista Jacinto Uchôa de Mendonça e da servente Cândida Rodrigues de Mendonça. Foi o primeiro tecelão homem na década de 50 - atividade considerada feminina -, balconista, auxiliar de laboratório e funcionário da Prefeitura de Aracaju; servente, inspetor de alunos, professor de matemática, secretário e diretor.

 

Fez graduação em Ciências Jurídicas e Sociais/UFS e diversas especializações, entre elas em Administração de Unidades de Ensino. Além de reitor da Unit é também presidente do conselho do Grupo Tiradentes, membro da Academia Sergipana de Letras, da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, e da Academia Sergipana de Administração. Tornou-se também imortal da Academia Nacional de Economia. Mas, por trás desses títulos, quem é o professor Uchôa? Para todos os que o cercam ele é uma inspiração para a vida.

 

“Para mim, ele é uma referência, um ícone. Ele é um visionário, um desportista torcedor do Confiança, um amante da boa música romântica; é um mecenas porque sempre prestigia os artistas locais. Eu divido a história da educação de Sergipe em dois períodos: antes e depois de Uchôa. Ele teve uma iniciativa visionária que transformou a Tiradentes nessa grande e respeitada universidade”, diz o desembargador aposentado e amigo, Dr. Osório Ramos.

 

O amor pela Educação está presente na história do professor Uchôa, por isso, sempre próximo aos alunos, busca incentivá-los sempre. O músico, poeta e sergipano apaixonado pela sua terra, Antônio Carlos du Aracaju foi um dos incentivados por ele. “À época em que cursei Jornalismo na Unit, sempre fui um aluno com as melhores notas da sala, por isso ele dizia que eu era um modelo a ser seguido, mas eu dizia que ele é que era esse modelo. Do aluno ao professor ele sempre foi um modelo”, conta.

 

“Vejo o professor Uchôa como um pilar dentro da instituição, além de ter uma história memorável. Ele é uma pessoa excepcional, dono de uma simplicidade singular”, expressa a aluna de Direito, Leticia Silva

 

“Para mim, Jouberto Uchôa de Mendonça é um idealizador. Um grande idealizador educacional que pavimenta caminhos diversos pensando na realização dos sonhos e metas de seus alunos”, afirma Davi Soares, estudante de Psicologia.

 

Honestidade

Quem acessar o prédio da Reitoria, no campus Farolândia, pode ler a frase do jurista romano Ulpiano: ‘Viver honestamente, a ninguém ofender, dar a cada um o que é seu’, que para a professora Ana Cláudia Mota resume o caráter do professor Uchôa. “Isso representa o professor Uchôa em sua plenitude. Porque ele é uma pessoa honesta e carismática, tratando a todos sem distinção de nível hierárquico e certamente uma pessoa que marca e ficará para sempre registrada na minha vida, na minha memória e na minha história”, 

 

“No Natal de 2011 era o meu primeiro ano de emprego na Unit. E na época, não havia férias coletivas, então, me recordo que na véspera de Natal, ele foi passando de sala em sala, abraçando os colaboradores, desejando ‘feliz Natal’ a nós e a nossas famílias. Isso para mim foi um gesto inesquecível”, relembra ela.

 

É assim que a assistente administrativa da Unit, Marilene Vieira também enxerga o professor Uchôa. “Para mim, ele é uma pessoa única. Sempre nos trata com carinho e amor, e nos conhece pelo nome. Ele é um exemplo e representa para mim, a figura de um paizão”, salienta.

 

Para o egresso da Unit e atualmente, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de sócio proprietário do Ágora Arquitetos e superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda o professor Uchôa é muito mais do que uma personalidade. “Ele é um patrimônio vivo de nossas esperanças em um Sergipe possível, inovador e próspero. Uma natureza instigante e inspiradora que transformou tantas vidas. Uma bússola para nós que temos a honra de compartilhar de sua amizade, inteligência e da integridade de sua palavra”, ressalta.

 

Inspiração

“Falar do professor Uchôa é fácil, prazeroso e imprescindível. Tenho a oportunidade de conviver com essa mente brilhante e usufruir das realizações da Unit. Ele é um homem de virtudes e a convivência com ele nos inspira a produzir mais realizações ainda. Por isso, é imprescindível deixar de exercer a gratidão porque como ele mesmo nos ensina, a gratidão deve ser algo exercido preferencialmente em vida. E nesse momento, sou muito grato”, assegura o professor do curso de Medicina, Marco Almeida.

 

Para o filho, Dionísio Uchôa, ele representa mais do que a figura que todos conhecem. “Para falar do professor Uchôa, eu falo em duas situações. O pai, que sempre esteve presente não só para mim, mas para todos os meus irmãos; um pai que cobrou as responsabilidades de cada filho, sejam as responsabilidades de dentro de casa ou as de fora. E falar de Uchôa, reitor da Unit, é falar de uma pessoa que sempre se preocupou em dar condição a todos que tivessem interesse em melhorar de vida e aprender”, revela.

 

O neto Bruno Uchôa declara: "Ele é a minha maior inspiração, principalmente pelo ser humano incrível que é, pela sua humildade, seu jeito de tratar as pessoas e pela sua trajetória desde tecelão a tudo isso que construiu. Cada dia que passa eu tenho mais orgulho ainda, cada momento com ele é muito especial e divertido. Só tenho a agradecer por tudo e por todos os conselhos, e dizer que sou completamente apaixonado por ele”.



Asscom Unit