Estágio curricular é importante requisito da graduação

Publiciado em 15/09/2022 as 06:58

O estágio curricular é um importante requisito para a conclusão do curso superior. Ele funciona como uma disciplina, na qual a carga horária cumprida pode ser utilizada pelo aluno para dispensa da presencialidade de estágio supervisionado e atividades complementares. Além disso, contribui para a preparação de qualidade dos futuros profissionais. 

 

Diante das possibilidades dos estudantes estabelecerem vínculo com importantes órgãos, a Universidade Tiradentes, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), e a Justiça Federal em Sergipe (JFSE), empossou a 1ª turma do estágio curricular, na última sexta-feira, 9. São 26 alunos do curso de Direito selecionados para o estágio oferecido por meio de convênio de cooperação técnico-científica e acadêmica entre o NPJ/Unit e o JFSE.

 

De acordo com o coordenador operacional do NPJ da Unit, professor Jéffson Menezes, o estágio é uma importante contribuição para a formação dos estudantes. “O estágio curricular na Justiça Federal em Sergipe representa a possibilidade dos nossos alunos de se aproximarem e vivenciarem a rotina de carreiras jurídicas com contato direito com juízes federais, analistas e técnicos judiciários, é um ganho inestimável para a formação técnica jurídica em razão das diversas áreas temáticas do conhecimento que experimentarão no dia a dia do estágio”, diz.

 

“Os alunos do curso de Direito da Unit no estágio curricular na JFSE atuarão nas Varas Federais, Juizado Especial Federal, Turmas Recursais e Assessoria Jurídica da Direção do Foro, nestas unidades as atividades são as mais diversas, com foco no processo de aprendizagem, como análise processual e auxílio na confecção de minutas de decisões e despachos judiciais nas matérias de competência da Justiça Federal”, acrescenta.

 

O aluno Mateus Fonseca é um dos selecionados para a 1ª turma. “O estágio na JFSE é uma grande oportunidade na vida, pois é uma das melhores formas de reforçar todo o aprendizado adquirido durante o curso, como também uma oportunidade ainda maior de aprender ainda mais”, afirma.

 

“A oportunidade de estágio na JFSE, será, sem dúvidas, importantíssimo para o meu crescimento profissional. Estou muito entusiasmado, minhas expectativas são as mais positivas possíveis. Espero poder contribuir e aproveitar ao máximo esta oportunidade que foi concedida, tenho certeza que será muito produtiva”, declara o aluno Carlos Eduardo Graças, também aprovado no estágio.

 

A importância do estágio para a aluna Maria Eduarda de Oliveira Fumagali representa expandir horizontes. “Em outras palavras, concretizar os ensinamentos da sala de aula em uma situação fática, a qual por ser onde é, na JFSE, eleva esta experiência, ao oferecer uma visão concreta sobre como funciona um dos principais órgãos judiciários de Sergipe. Neste momento de infinitas possibilidades de aprendizado, eu me sinto como se o mundo se estendesse à minha frente, com inúmeras oportunidades para aprender e vivenciar o direito de uma maneira que antes parecia algo demasiado distante”, enfatiza.

 

Convênio

O convênio de cooperação técnico-científica e acadêmica tem o objetivo de contribuir na formação dos estudantes do curso de Direito da Unit por meio do desenvolvimento de atividades práticas e contextualização curricular. O acordo ainda possibilita a maturação do relacionamento dos discentes por meio de práticas jurídicas nas unidades da Justiça Federal em Sergipe (varas, turma recursal e setores administrativos) – na sede, em Aracaju, e nas subseções judiciárias de Itabaiana, de Estância, e de Propriá.

 

De acordo com o coordenador operacional do curso de Direito - Aracaju, MSc. Vilobaldo Cardoso Neto, o estágio beneficia tanto os alunos quanto a Justiça Federal e a Unit. “Quando a gente traz essa parceria, de fato, ficamos orgulhosos de que os estudantes estarão se beneficiando, colaborando com seu intelecto e servindo à Justiça. Além de acumular experiência, eles também acumulam horas. Por isso, é uma importante prática profissional”, diz.

 

Para o juiz diretor do foro, Dr. Gilton Batista, o estágio é uma atividade de extensão importante para o convívio com a comunidade. “Agradeço à Unit por essa prestação de serviço à Justiça Federal”, reconhece.



Asscom Unit