Bicentenário da Independência do Brasil: marco histórico que mudou o percurso do País

Publiciado em 07/09/2022 as 06:33

A Independência do Brasil aconteceu tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Dom Pedro I durante o seu primeiro reinado, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a Independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

 

Duzentos anos se passaram e o Bicentenário da Independência do Brasil chegou e, junto a ele, diferentes projetos vêm sendo organizados no sentido de propor e divulgar narrativas sobre o acontecimento histórico. O professor e historiador da Universidade Tiradentes (Unit), Rony Silva, acredita que projetos que divulguem a data tenham relevância para a sociedade.

 

Como a Agenda Bonifácio, uma plataforma online inédita, para as pessoas acessarem e conhecerem os episódios mais marcantes que levaram à separação do Brasil de Portugal. “Conhecer os elementos que marcaram a história da Independência do Brasil é de extrema importância para entender o passo a passo do país rumo a independência”, destaca Rony.

 

Outro projeto desenvolvido para a comemoração da data é o Portal do Bicentenário, iniciado por um grupo de pesquisadores de diferentes áreas de atuação, com o objetivo de entrar na disputa de representações que envolvem os diferentes processos de independência dos povos e territórios brasileiros. 

 

“O Portal é construído por meio do diálogo entre professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior do campo e da cidade, indígena e quilombola, bem como junto com os Movimentos Sociais, Sindicais e Organizações Estudantis. A proposta é mobilizar, além dos profissionais da educação, os alunos de todo sistema de ensino para produzir e divulgar projetos e ações que contemplem as comemorações e discussões dos 200 anos de “independências” no Brasil”, explica o historiador Rony.

 

Programação em Sergipe

 

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), este ano, as escolas públicas e privadas não irão participar das comemorações do 7 de setembro. Na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, haverá somente o desfile de integrantes das forças militares do estado.

 

As programações comemorativas da independência do Brasil seguem até o dia 25 de setembro com desfiles cívicos nos bairros de Aracaju e também nos municípios sergipanos.



Asscom Unit com informações do portal A8SE