Universidade de Sergipe marca presença em evento global em Boston

Publiciado em 11/08/2022 as 17:56

Nos dias 20 a 22 julho foi realizado em Boston nos Estados Unidos o Fusion 2022, um evento anual da D2L - fornecedor do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o mundo tiveram a oportunidade de participar, incluindo a Universidade Tiradentes (Unit) que foi representada pela gerente acadêmica de Educação a Distância (EAD), Karen Sasaki.

A gerente conta que o evento além de ser voltado para os usuários do AVA, também interessa aos professores e líderes de aprendizagem em suas IES. “Durante o Fusion, conseguimos mapear as melhores práticas com especialistas da D2L e das universidades. Assistimos demonstrações ao vivo com as atualizações do produto e de que forma podem apoiar nossas práticas pedagógicas online”, explica a gerente.

Dentre os momentos importantes do evento, um deles foi a troca de experiências entre as universidades para que os participantes pudessem dar feedback sobre o produto e indicar possíveis melhorias. “É o momento de escuta ativa dos desenvolvedores de produto com os usuários. Existiram sessões específicas para networking sobre pautas de interesse compartilhado, como por exemplo, aprendizagem baseada em competências; e apresentações de cases com formas de uso da Plataforma”, aponta Karen.

Sobre o Fusion 2022

A programação estava repleta de discussões e palestras onde um dos assuntos foi o papel do professor na educação digital. Karen também apontou que o discurso de todos demonstrou que não há dicotomia entre presencial e online, ambos são relevantes e se complementam para apoiar a aprendizagem.

 “Percebe-se que há entendimento que o trabalho em conjunto em direção a um objetivo comum é mais rápido se todos estiverem juntos. Vi soluções bacanas para: avaliação entre pares de forma interativa, auditoria de atividades com acesso à webcam, auditoria de texto para detecção de plágio, leitura em voz semelhante à humana de textos para acessibilidade, vídeos interativos (aluno-vídeo e aluno-professor-aluno-vídeo)”, complementa.

De acordo com a gerente, a D2L está investindo em uma comunidade global de clientes (e funcionários) que têm responsabilidades, desafios, necessidades e soluções comuns. Permitindo que os representantes possam dialogar e encontrar soluções compartilhadas entre as instituições, sejam de educação formal ou corporativa. 

“A palestra de encerramento com a Dra Wendy Suzuki foi surpreendente. Psiquiatra, neurocientista e professora da Universidade de Nova York, ela mostrou, na prática, como podemos treinar nosso cérebro para aprender a transformar a maneira que pensamos e convivemos com nossa ansiedade”, conta a gerente. 

Asscom Unit