Saiba como funciona o curso de Gastronomia a distância

Publiciado em 10/08/2022 as 20:47

Gastronomia é uma área muito em alta no Brasil e no mundo e sua formação envolve muito mais que apenas o ato de cozinhar e elaborar pratos. A área prepara profissionais para empreender, gerenciar estabelecimentos, lidar com segurança alimentar, coordenar equipes e até mesmo desenvolver novos pratos e produtos alimentícios, entre outros.

As habilidades fundamentais para o profissional de Gastronomia variam muito de acordo com a sua área de atuação e com os objetivos que ele possui para sua carreira como um todo. Pensando nessa variedade é que a Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curso além da modalidade presencial, também por meio da Educação a Distância (EAD), para que o aluno escolha qual a melhor maneira de estudar. 

Do início ao fim da graduação, a Unit prepara seu aluno com toda infraestrutura, oferecendo laboratórios como, o Centro Gastronômico mais moderno do Norte-Nordeste, com cozinha-escola e espaço gourmet para terem as aulas práticas, além do corpo docente formado principalmente por mestres e doutores.

Na grade curricular o estudante tem contato próximo com os principais processos de preparo de alimentos, tanto em nível industrial quanto em cozinhas, onde o profissional é ensinado preparar pratos mais saborosos, embasados nas técnicas culinárias; aprende a minimizar o desperdício de alimentos; preservar a história envolvida na alimentação em diversas culturas; e atua na gestão de negócios na área gastronômica.

As áreas em que o gastrólogo pode atuar são diversas, sendo uma delas o personal chef. “Esse profissional vai atender principalmente alguns eventos que vão ocorrer em domicílio, ou mesmo em empresas ou em outros locais específicos ele tem como principal finalidade preparar refeições customizadas que vão ocorrer de acordo com sua especialidade e com o gosto do cliente”, explica a professora tutora do curso, Romy Barros.

A professora tutora ainda conta como funciona o trabalho desse profissional. “O personal chef vai ser responsável por todas as etapas do trabalho e dessa experiência. Então ele vai acabar participando desde a elaboração do menu até mesmo a finalização do prato, como por exemplo, o pré preparo, a ficha técnica do menu, o manuseio do alimento até a entrega final do prato, sendo realizado individualmente ou em equipe”, infere.

 
 
 
 
Da Assessoria/UNIT