Aluna do curso de Serviço Social da Unit inaugura Brinquedoteca em Itaporanga

Publiciado em 17/05/2022 as 08:13

A estudante do 7º período do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit), Tânia Meira Souza, foi a idealizadora do “cuidando e brincando”, projeto que visa auxiliar o tratamento de usuários infanto-juvenis do CAPS I, em Itaporanga d’ Ajuda (SE), além de contribuir, de forma lúdica, no desenvolvimento mental, psicológico e cognitivo das crianças e adolescentes, tornando o tratamento um processo menos traumatizante e mais acolhedor.

Tânia conta que a ideia surgiu durante a elaboração do diagnóstico social do estágio supervisionado I, ela observou a falta de recursos materiais e ambiência nos espaços onde eram feitas as oficinas terapêuticas. “Comecei o planejamento em fevereiro trocando ideias com o supervisor de campo, o qual cedeu-me uma sala para a construção da brinquedoteca, e a psicopedagoga do CAPS I, pondo logo em execução as ideias e compra de materiais”, pontua. 

Inaugurada no dia 20 de abril deste ano, a Brinquedoteca oferta atividades lúdicas com o objetivo de tornar a criança ainda mais segura, facilitando o raciocínio, desenvolvendo a capacidade de mobilizar esquemas e resolver conflitos. “Os tratamentos precisam se apoiar em estratégias lúdicas, que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança em um ambiente livre de censura, com o imaginário aguçado através das múltiplas atividades que uma brinquedoteca pode proporcionar”, afirma. 

A idealização da Brinquedoteca durou três meses, de acordo com Tânia. Ela acreditava que as crianças precisavam de outras maneiras para explanar seus sentimentos, partindo além da linguagem verbal. Dessa forma, os benefícios das atividades realizadas são inesgotáveis. O cognitivo se desenvolve no brincar, bem como a capacidade de mobilizar esquemas resolvendo os conflitos que surgem durante essas atividades. “Uma felicidade enorme em imaginar e poder ver o brilho nos olhos dessas crianças ao adentrar um espaço como esse. Tenho convicção que o estímulo de irem fazer seus tratamentos agora tem outra forma, de prazer e alegria. Gratificante demais”, finaliza.
 

Asscom Unit