Programa Crescer vai capacitar gestores e técnicos da Educação nesta quinta-feira, 12

Publiciado em 11/05/2022 as 17:32

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho realizará, em parceria com o Governo de Sergipe, a Secretaria da Educação, do Esporte, e da Cultura do Estado de Sergipe (Seduc), e o Pacto pela Educação, a Capacitação Educação Sergipe Censo Escolar 2022, nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 8h, no Del Mar Hotel, Aracaju. O evento de gestão educacional faz parte do projeto Crescer – Programa Estadual de Suporte ao Fomento e Desenvolvimento da Educação Básica Pública Municipal e Formação de Gestores e Técnicos.

O programa tem o objetivo de promover, no período de um ano, a capacitação continuada de gestores e técnicos envolvidos na área da Educação, secretários, diretores de departamento, chefes de serviços, equipes diretivas das unidades de ensino e dirigentes das Diretorias Regionais de Educação, para oportunizar o avanço da Educação Básica da rede municipal de ensino, com a expectativa de resultar o equilíbrio financeiro da educação.

O I módulo, que inicia nesta quinta-feira, 12, terá como foco a ampliação de debates sobre o Censo Escolar 2022, e terá como ministrantes, o secretário da Educação, do Esporte e da Cultura do Estado da Educação (SEDUC), Josué Modesto, o procurador-geral do Ministério Público de Constas do Estado de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira, e o professor e mestre em Políticas Públicas e Sociedade e consultor em Gestão Pública, Paulo Lira, que também abordarão sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Social e sobre o Pacto pela Educação Sergipana.

O ministrante, Paulo Lira, ressaltou que após o novo Fundeb, a gestão de financiamento da educação básica tornou-se um desafio para os dirigentes municipais de educação. “Em razão do cenário atual, os dirigentes municipais de educação e suas respectivas equipes técnicas não poderão perder esta oportunidade de participar do módulo I, desta trilha de formação”, disse Lira.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, explicou que inicialmente, neste mês de maio, serão realizados dois dias de capacitação com muito aprendizado e apresentações de importantes conteúdos para a formação continuada de gestores e técnicos da educação. “Apesar de que os últimos dados divulgados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2019, foram considerados um avanço para a educação básica de Sergipe, as posições das listas dos estados brasileiros, da educação em anos iniciais, finais e ensino médio, do nosso estado, ainda são baixas, e precisamos apresentar melhores resultados e ofertar um ensino básico de ainda mais qualidade para os municípios sergipanos”, declarou o presidente.

Para participar é necessário realizar a inscrição disponível no site: www.fames.org.br. Serão disponibilizadas seis vagas de inscrições por município. Em caso de inscrições excedentes, as inscrições serão analisadas com possível aprovação mediante disponibilidade do número de vagas acessíveis.

Por Innuve Comunicação