Seduc realiza formação com colaboradores do Centro de Referência em Educação Especial

Publiciado em 27/04/2021 as 19:52

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Centro de Referência em Educação Especial (CREESE), está realizando o ciclo formativo 2021 intitulado “Avaliação biopsicossocial de aluno público-alvo da educação especial”, a partir do compromisso na gestão da Educação Pública do Estado de Sergipe em nortear os processos de avaliação diagnóstica biopsicossocial de alunos matriculados na Rede Pública Estadual. Nesta terça-feira, 27, aconteceu o segundo encontro do primeiro módulo, envolvendo todos os colaboradores do CREESE, num total de 22 pessoas.

A formação é ministrada pelos próprios colaboradores do CREESE e busca tratar de temas que versam sobre a prontidão e maturidade para a aprendizagem na perspectiva da pessoa com deficiência; a importância do vínculo na aprendizagem do aluno público-alvo da educação especial; organização da prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais; autismo e suas redes de colaboração: família x escola x sociedade; superdotação e altas habilidades e o processo de avaliação; e a memória do aluno com deficiência intelectual: o processo de aprendizagem e direitos da Pessoa com Deficiência (PcD).  

De acordo com Anderson de Araujo Reis, diretor do CREESE, o serviço ofertado pelo setor contribui para a formação e orientação das equipes multidisciplinares dos municípios do Estado de Sergipe, com direção ao alinhamento do fluxo e responsabilidade de cada um na avaliação biopsicossocial de seus alunos, baseada em estratégias e procedimentos capazes de desenvolver processos de avaliação efetivos que respondam às demandas educacionais e sociais. “É importante que nós estejamos buscando a formação visando à melhoria da qualidade dos serviços e reflexões em face das especificidades”, ressaltou Anderson.

O ciclo formativo tem o total de 84 horas, distribuídas em sete módulos, e acontece na Plataforma Jitsi Meet, com duração de 12 horas, oito das quais são de exposição do tema, problematização e reflexão por meio de aula virtual,  e quatro horas/aula de atividade prática com leituras, envio de relatórios e autoavaliação. O segundo módulo acontecerá nos dias 18 e 25 de maio; o terceiro em 15 e 22 de junho; o quarto em 20 e 27 de julho; o quinto em  24 e 31 de agosto; o sexto em 21 e 28 de setembro; e por fim, 19 e 26 de outubro com o sétimo módulo.

 

 

 

Da ASN