Curso de Primeiros Socorros é ofertado para servidores das escolas

Publiciado em 22/01/2021 as 06:50

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) está realizando o Curso de Primeiros Socorros, iniciativa que visa a cumprir a Lei Lucas (Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018), que torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica em noções de primeiros socorros.

O curso teve início na última segunda-feira(18), e se estenderá até o dia 31 de janeiro. A princípio está sendo ministrado apenas para servidores das escolas estaduais circunscritas à DRE 1, tendo como público-alvo os funcionários, servidores, professores e coordenadores indicados pelos gestores. Para essa primeira etapa da capacitação foram abertas 75 vagas, já totalmente preenchidas.

O curso está sendo ministrado de maneira online e assíncrona, por meio da plataforma da Funesa. Segundo Thirza Mangueira, coordenadora dessa ação no âmbito da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (CEFOR/Seduc), a intensão é estender essa capacitação para todas as escolas da rede estadual de ensino, em todas as diretorias regionais de educação, durante este ano de 2021.

“O curso trata da preservação da vida, do cuidado com o outro, com nossos estudantes, além de ter sua importância também para o dia a dia de quem o faz, pois traz uma bagagem de informações importantes, como prevenção a acidentes, qual serviço acionar em cada caso, como utilizar um kit de primeiros socorros, entre outros. A Lei Lucas volta nosso olhar para desenvolver esse curso nas nossas escolas, ampliando ainda mais os cuidados  com nossos alunos”, afirmou Thirza Mangueira.

Conteúdo

Serão abordados no curso temas importantes, como os acidentes mais comuns no âmbito escolar; a importância dos primeiros socorros na escola; as principais técnicas de salvamento para engasgo, envenenamento, fratura e queimadura; como montar e manter, de forma correta, um kit de primeiros socorros; entre outros.

A capacitação será dividida em seis módulos. O primeiro trata da Lei Lucas. O segundo abordará emergências clínicas: desmaio; convulsões e parada cardiorrespiratória. O terceiro módulo terá como tema “Emergências traumáticas: fraturas e traumas específicos. O quarto módulo tratará de hemorragias, e o quinto abordará o tema “Asfixia: Afogamento; engasgo; fumaça”. A última parte do curso trará informações importantes sobre choque elétrico e queimaduras.

 
 
Da ASN