Secretaria de Educação anuncia obras nas Escolas de Esporte do Santa Maria e do Santos Dumont

Publiciado em 30/11/2020 as 13:55

As crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e Santos Dumont, em Aracaju (SE), receberam uma notícia aguardada: as quadras das Escola de Esporte Professor Kardec e da Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia receberão cobertura e, com isso, ambos os equipamentos poderão oferecer, além de mais conforto, mais modalidades para suas comunidades. As obras serão financiadas pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, com parceria da Superintendência Especial de Esportes do Governo de Sergipe.

A superintendente especial de Esporte do Governo do Estado de Sergipe, Mariana Dantas, conta que a cobertura das quadras representa a concretização de um antigo sonho. “Eu fiquei muito feliz quando a secretária Fabíola me deu a notícia de que a Secretaria Especial do Esporte tinha autorizado os recursos para a cobertura das quadras das nossas Escolas de esporte. Isso é a realização de um sonho. Eu trabalho nesse projeto desde 2017, quando era diretora de esportes, e as escolas ficavam sob minha coordenação, e sempre tentei cobrir aquelas quadras de alguma maneira e nunca consegui. E agora vocês dão esse presente às crianças, aos professores e às comunidades. Estou muito emocionada”, diz Mariana Dantas.

O anúncio foi feito pela secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina, que esteve em Aracaju para o lançamento da etapa nacional da Gymnasiade, organizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), e aproveitou a oportunidade para visitar as escolas de esportes de Aracaju na terça-feira, 21. “Percebendo essa necessidade para que as crianças possam fazer as aulas do programa das escolas de esporte, o Governo Federal vai fazer uma obra de cobertura nas duas quadras. A cidade poderá atender a mais crianças. Hoje as aulas são interrompidas por causa do sol”, explicou.

Juntas, a Escola de Esporte Professor Kardec, no Santa Maria, e a Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia, no Santos Dumont, atendem a cerca de 800 crianças e jovens, entre 6 e 17 anos de idade, no contraturno escolar. A elas, são oferecidas as práticas de 12 modalidades: futebol, futsal, vôlei, judô, jiu-jitsu, ginástica artística, ginástica rítmica, kickboxing, atletismo, muai tay, westling (luta olímpica) e tênis de mesa. “Como as escolas estão em bairros de alta vulnerabilidade, à noite e nos fins de semana a gente abre o acesso para os adultos. Foi a contrapartida para que eles conservassem os espaços”, explica Mariana.

Para ela, a cobertura das quadras, além do conforto, permitirá que as escolas de esporte ampliem o leque de modalidades oferecidas. “Cada escola dessas é composta de um campo de futebol, uma quadra sem cobertura, um galpão e duas salas administrativas, além do espaço de convivência. Como aqui é quente e ainda temos um curto período de chuva, restringimos as modalidades que fazemos na quadra. Esportes que poderiam ser realizados às 14h ou às 15h, em vez de serem benéficos são sacrificantes”, detalha a superintendente especial de esporte.

“A cobertura vai permitir oferecer mais modalidades e atender a mais crianças. Hoje, não conseguimos ampliar os atendimentos justamente pela restrição de horários. O basquete e o handebol ficaram preteridos em função disso. Agora, vamos oferecer as duas modalidades e tudo com mais conforto. Além disso, vamos poder realizar eventos, jogos entre outras escolas; ou seja, vamos ampliar o leque de opções”, estima Mariana Dantas.
 

 

 

Da Ascom/SEDUC