Seduc encerra primeiro Ciclo Formativo do Alfabetizar pra Valer

Publiciado em 29/11/2020 as 10:12

Após meses de intensa preparação em torno da temática ‘Educação Infantil em tempos de pandemia à luz do Currículo de Sergipe", tendo como público-alvo coordenadores pedagógicos e técnicos responsáveis das secretarias municipais de educação, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), encerrou nesta sexta-feira, 27, em conferência online, o 1º Ciclo Formativo do programa Alfabetizar pra Valer. A capacitação foi composta de seis webinários, com proposta de Formação Continuada desenvolvida a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc (AVA), com certificação de 80h.

Fundamentada na perspectiva de replicagem do conteúdo entre os professores das redes municipais de ensino, o Ciclo Formativo trabalhou os seguintes módulos: A importância de manter os vínculos entre a escolas e as crianças da educação infantil; O papel da família na Educação Infantil; Educação Infantil: elaboração da rotina à luz do Currículo de Sergipe; O bem-estar emocional das crianças na pandemia; Educação Infantil: qualidade e a equidade; e Educação Infantil: práticas exitosas em debate. Ao todo, 66 municípios participaram da capacitação no AVA, com 91 cursistas. Já os webinários, transmitidos via YouTube da Educação Sergipe, registram até o momento mais de 13 mil visualizações.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o engajamento e a mobilização em torno da preparação permitem que o processo educacional se torne cada vez mais qualificado, mesmo diante desse período tão desafiador para a educação básica. Ele ainda assegura que as parcerias foram imprescindíveis para a consolidação dos trabalhos. “A Undime, por exemplo, tem uma contribuição extremamente expressiva por estabelecer esse contato direto da Seduc com os municípios, além de estreitar ainda mais a relação entre professores e técnicos das redes envolvidas", frisou o gestor.

Enfatizando também a parceria Estado e Municípios, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime), Thiago Carvalho, parabenizou a Seduc pela agenda formativa. “Trata-se de uma ação que trará muitos ganhos para as redes municipais de educação. O secretário Josué Modesto, juntamente com sua equipe, tem feito um excelente trabalho nessa perspectiva de trazer as prefeituras para dialogar e reiterar a premissa de que as redes municipais são uma extensão da rede estadual. Estamos trabalhando para iniciar o ano de 2021 com o menor prejuízo possivel”.

Durante a solenidade de encerramento, a diretora da Ascam, professora Andrea Dantas, fez uma retrospectiva de todo o percurso da formação, mostrando os objetivos, público participante, abrangência, que resultou na interação de professores de outros estados da federação, além de uma homenagem aos palestrantes, cursistas e professores das redes municipais. “A palavra é gratidão. Gratidão pelo esforço e dedicação de todos que participaram, os profissionais que estiveram mobilizados e que replicaram com muita maestria nossos webinários e formação. Procuramos deixar bem claro que esse ciclo é o primeiro de muitos que estão por vir. Já estamos viabilizando novas formações com palestrantes de renome nacional que irão elucidar temáticas acerca da terminalidade do ano letivo”, finalizou.

 

 

 

Da ASN