Currículo de Sergipe: terceiro módulo formativo da Educação Infantil e Ensino Fundamental segue até o dia 10 de dezembro

Publiciado em 26/11/2020 as 08:22

Com o objetivo de avançar no ciclo de implementação do Currículo de Sergipe - Educação Infantil e Ensino Fundamental, a coordenação estadual, formada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Sergipe), segue com terceiro módulo da capacitação de formadores até o dia 10 de dezembro, em formato síncrono/online. O primeiro e o segundo módulos ocorreram presencialmente durante 2019, enquanto o terceiro foi interrompido devido à pandemia do novo coronavírus e retomado agora em outubro de 2020.

De acordo com a professora Ana Lúcia Lima Muricy, coordenadora Estadual do Currículo de Sergipe pela Seduc, o objetivo da atualização de formadores, iniciada em outubro, é que eles repliquem o curso de modo a alcançar todos os professores das redes estadual e municipais do Estado de Sergipe. “Considerando o contexto de pandemia no qual estamos inseridos, flexibilizamos a carga horária do encontro presencial de oito horas em quatro encontros formativos síncronos de duas horas, cada, utilizando o formato online, pela plataforma Zoom, atendendo à Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e anos finais do Ensino Fundamental por componentes curriculares”, detalhou.

Ela ainda explica que foram realizadas formações de treinamento com o grupo de redatores de cada componente e também 11 sessões de tira-dúvidas com os professores que fariam a formação a fim de que todos se sentissem mais seguros e entendessem melhor a plataforma zoom e os links das ferramentas utilizadas. “Todas as formações estão sendo gravadas e quando autorizadas, disponibilizadas para os cursistas, tanto em áudio quanto em vídeo, como material de apoio pedagógico. Para dar suporte aos professores na replicação do Módulo 3 vamos oferecer formação para os técnicos em informática indicados pelas regionais e secretarias municipais de educação”.

Segundo o professor Rogério Tenório, coordenador Estadual do Currículo de Sergipe pela Undime Sergipe, de acordo com a avaliação realizada, a média de satisfação dos cursistas que participaram das formações foi de 4.5 de 5 pontos, “o que é muito gratificante para a equipe do Currículo, posto que iremos fortalecer nossas próximas ações formativas, com foco nos avanços e aspectos que precisam ser melhorados. A formação continuará nos meses de novembro e dezembro com os formadores dos componentes curriculares História e Matemática, com previsão de conclusão para a primeira quinzena de dezembro”, concluiu.

Os objetivos que abrangem o módulo 3 dessa formação são: Composição e estrutura de um plano de curso; Como preencher cada etapa do plano de curso; Análise do plano de curso atual; (Re)elaboração do plano de curso à luz do Currículo de Sergipe; Metodologias ativas; Aprendizagem baseada em projetos; Temas transversais e integradores; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

 

 

Da ASN