Estado lança Programa de Apoio e Suporte Socioemocional destinado a professores das redes públicas

Publiciado em 14/08/2020 as 05:48

Os professores das redes públicas de ensino passam a contar, a partir desta quinta-feira (13), com mais uma ferramenta que irá auxiliá-los em seus trabalhos no dia a dia. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), e em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a Instituto Península, lançou o programa de apoio e suporte socioemocional, destinado aos profissionais de Educação.

O lançamento aconteceu de maneira remota, por meio do canal do Youtube "Educação Sergipe", e foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Para ele, essa é uma iniciativa fundamental para os docentes, nesse momento em que todos precisam readaptar a forma de trabalho. "Esse momento de pandemia provoca muita tensão, e nós sentimos muito a necessidade de um apoio socioemocional aos nossos educadores. Com o objetivo de suprir essa demanda importante, firmamos esse convênio, que será disponibilizado para o Estado e para os municípios, e o propósito é criar um ambiente de melhor vivência socioemocional, especialmente para os nossos professores", afirmou.

O professor José Thiago Alves de Carvalho, presidente da Undime e secretário municipal de Educação de Itabaianinha, também esteve presente ao lançamento do programa e disse que esta ação é bastante oportuna. "Estamos neste momento ímpar, que vai exigir de todos os professores uma autorreinvenção. Isso vai passar obrigatoriamente pelo processo de fortalecimento emocional, algo que foi tratado nas discussões da Base Nacional Comum Curricular e também no Currículo de Sergipe. Agora estamos vendo uma necessidade de que esse apoio seja oferecido aos professores, a fim de que eles se fortaleçam. Sergipe abraça essa iniciativa com toda a força", declarou.

A transmissão foi mediada pelo diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc (DRH), professor Jorge Costa Cruz Júnior, que destacou que essa iniciativa não vai acontecer somente durante o período de pandemia. "Vai ser um trabalho que irá se perpetuar, dando esse suporte aos professores que tanto precisam. A Seduc tem, hoje, o sistema de aulas não presenciais, tem as reuniões e as revisões do Pré-Universitário, e agora o apoio socioemocional. Precisamos entregar algo que diminua a ansiedade de todos", disse.

Plataforma Vivescer

O convidado especial para o lançamento foi o educador da plataforma Vivescer, João Paulo Almeida, que é professor e especialista em Habilidades e Competências Socioemocionais. Ele explicou que, por meio da plataforma Vivescer, do Instituto Península, os professores terão acesso a uma comunidade para trocar experiências, além de uma área com jornadas de aprendizagem que pode ajudá-los a encontrar equilíbrio neste momento de pandemia.

"Acredito muito nesse trabalho que a gente faz e renovo o meu propósito sobre como podemos melhorar a nossa política de acolhimento e cuidado com os professores, e considerá-los sob uma perspectiva integral. Hoje vamos falar sobre como a plataforma foi criada e faremos uma apresentação de como ela funciona e quais são os percursos de aprendizagem", explicou.

O programa também será oferecido às redes municipais de Educação de Sergipe. A Vivescer oferece quatro jornadas de aprendizagem que auxiliam o professor a desenvolver competências relacionadas a quatro dimensões: corpo, emoções, mente e propósito. Todas as jornadas têm 32 horas/aula e são certificadas.

A palavra Vivescer foi criada pelo escritor Guimarães Rosa da junção de “Viver” e “Ser”, ou na nossa interpretação poética, “viver sendo”, ou “viver em constante desenvolvimento”. Nesta plataforma, desenvolvida em conjunto com um grupo de professores representando os diferentes Estados do Brasil, o professor terá acesso a uma comunidade para socializar experiências e uma área com percursos de aprendizagem que ajudam a estar em constante desenvolvimento, além de suporte e ferramentas potentes para superar os desafios do dia a dia. Acesse: https://vivescer.org.br/.

 

 

Da ASN