Educação estadual contabiliza mais estudantes da Rede Pública de Sergipe aprovados para o Ensino Superior

Publiciado em 30/07/2020 as 18:50

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, programa Pré-Universitário do Governo de Sergipe divulgou esta semana mais uma lista de aprovação em universidades públicas e privadas de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Ao todo, 14 estudantes foram aprovados na segunda lista de chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no segundo processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Foram aprovados pelo Sisu: Suzany Carvalho – Educação Física / UFRJ; Ellen Cristina – Enfermagem/UFRJ; Vitória Rita – Fonoaudiologia/UFBA; Danilo Santos – Direito/UFBA; Idamiris Correia – Computação/IFBA; Caio Victor – Química/UFF; Elder Luís Vieira – Pedagogia / Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Manoel Messias de Souza – Biologia/UNEB e Edryelen Alves Santos – Engenharia Elétrica/IFBA.

Além desses alunos, foram convocados pelo Prouni: Cecilia Luane Sousa Nascimento – Biomedicina/Estácio; Maria Fernanda Soares de Melo – Odontologia/Unirios; Adelmo João de Santana Junior – Gestão em RH/Unip; Beatriz Limeira Silva e Kayo Pereira Fernandes, contemplados com uma bolsa integral no curso de Medicina pela Universidade Tiradentes.

Para Kayo Fernandes, foi uma trajetória difícil e cansativa, mas a recompensa de ver a felicidade e expressão de orgulho no rosto da minha mãe foi muito maior. “A medicina se tornou o meu sonho de profissão, e desde então venho me esforçando para conseguir. Em 2019, Raquel (minha namorada) me influenciou a entrar no Preuni. Lá me senti totalmente à vontade e me reencontrei no meu objetivo. Fui instruído e orientado por grandes profissionais, humanos, e que realmente se importam com a educação pública”, disse.

Já a jovem Beatriz Limeira, a palavra que lhe vem à mente é gratidão, por ter alcançado um objetivo tão esperado e, finalmente, conquistado. Ela conta que 2019 foi um ano muito conturbado em virtude das atividades do último ano no Ensino Médio Integral no Instituto Federal de Sergipe (IFS), curso técnico e, ainda, o Preuni.

“Ouvi muitas críticas em optar por estudar os três turnos e muitos desafios surgiram em meu caminho. Graças a Deus contei com uma equipe de professores e coordenadores fantásticos! E claro, o apoio de minha família foi fundamental nessa trajetória. Eu digo que ela não pode ser resumida em um único ano; foi uma construção de fatores para eu poder chegar até aqui. Tijolinho por tijolinho”, concluiu.

Dos quatorze novos aprovados, cinco estudavam em um dos 42 polos do Preuni distribuídos em 28 municípios sergipanos. Foram os polos localizados em Itabaianinha, Aracaju, Simão Dias e Canindé de São Francisco.

 

Da ASN