Secretários estaduais de Educação do Nordeste discutem protocolos para aulas presenciais

Publiciado em 02/07/2020 as 13:34

Os secretários estaduais de Educação de todos os estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí) realizaram, na última segunda-feira (29), um encontro virtual para discutir estratégias desenvolvidas pelos nove estados da região, com o intuito de promover o retorno das aulas presenciais. Josué Modesto dos Passos Subrinho mostrou o cenário de Sergipe e discutiu protocolos em conjunto, mesmo não tendo ainda uma data prevista para o retorno das aulas presenciais no Estado.

Cada Estado prepara seus protocolos de acordo com seus cenários, que envolvem desde o pedagógico à infraestrutura. Segundo o secretário Josué Modesto, a troca de informações neste momento tem como o objetivo fortalecer o planejamento de acordo com as características e especificidades de cada estado, fortalecendo, desse modo, protocolos em conjunto e ao mesmo tempo individuais, conhecendo o que os outros estados estão realizando e motivando o planejamento mais adequado para a rede de ensino de Sergipe. 

O gestor da Educação Estadual destacou que há um diálogo entre os setores da Seduc Sergipe, tanto no quesito pedagógico quando no estrutural, com o intuito de assegurar a melhor forma do retorno das aulas presenciais; porém o momento ainda exige cautela, compromisso com o social e com a saúde da comunidade escolar, assim como ouvida de ideias e propostas. 

Na mediação do encontro, o secretário da Educação do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fred Amancio, ressaltou o caráter colaborativo da reunião. "A ideia foi ouvirmos o que os estados estão discutindo, dentro do seu planejamento e, assim, conhecermos as propostas e entendermos o panorama que vem ocorrendo nos estados. Acredito que o encontro tenha sido bastante positivo para todos", avaliou.

O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do diálogo no enfrentamento da pandemia na Educação. "Este momento para a gente é fundamental a fim de que possamos discutir propostas e ouvir ideias que nos ajudem no planejamento de volta às aulas. Sabemos que temos de dar o passo correto no retorno do ano letivo, e este intercâmbio de experiências fortalece o trabalho", disse.

 

 

 

Da ASN