Prefeitura capacita gestores para utilização do novo sistema da matrícula online

Publiciado em 20/01/2020 as 18:08

Com o período de matrículas se aproximando, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 20, um processo de capacitação dos gestores das escolas municipais para utilização do novo sistema eletrônico da Rede Municipal de Ensino, que servirá para a realização da matrícula online e outras funções acadêmicas.

Com a implantação do novo sistema, pais e professores terão mais praticidade para consultar a oferta de vagas, efetuar a matrícula, e acompanhar a frequência e notas dos alunos. “A matrícula online faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e já estamos no terceiro ano, obtendo resultados mais que positivos. Esta é a terceira formação que oferecemos aos gestores. Já houve apresentação do sistema e também capacitação para atuar nele, agora, especificamente, a formação é focada no Portal da Matrícula. Com os diretores já habituados ao sistema, daremos mais fluidez a todo o processo”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

A formação é realizada pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), no campus da Faculdade Pio X, e segue até a próxima sexta-feira, dia 24. “Hoje iniciamos esta formação para que os gestores se habituem ao novo sistema, este é o nosso foco. Até a sexta-feira, estamos disponibilizando vagas para os dois turnos, para atender a todos os diretores das escolas, que também estão recebendo material impresso com as orientações, para consultarem quando necessário”, frisa a diretora do Ceafe, Gabriela Zelice.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, professora Hidebora de Carvalho, conta que conseguiu tirar todas as dúvidas com a formação. “A gente aprende praticando e hoje tivemos a oportunidade de acessar o sistema de forma orientada. Depois desta formação, estou preparada para iniciar as nossas atividades. Ter informatizado o processo da matrícula democratizou o acesso à escola, pois antes os pais sofriam muito para conseguir uma vaga e hoje está tudo mais facilitado com a tecnologia. Facilitou a vida dos pais e de nós, diretores e professores”, conta a diretora.

Com a utilização do Gier, o dia a dia dos profissionais da Educação terá mais praticidade, como explica o representante da Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), empresa desenvolvedora do sistema. “Uma das funcionalidades do sistema é um aplicativo que ficará à disposição dos professores, para que eles incluam a frequência das aulas no momento em que estas estão acontecendo, pois a atualização já vai direto para o sistema e evita um trabalho posterior”, explica Jamson Santos.

Matrícula online
A Prefeitura de Aracaju iniciou o período de matrícula das 74 unidades escolares da rede municipal de ensino, que será feito em três etapas. Na primeira delas, voltada aos estudantes que já são alunos da rede e vão permanecer na mesma unidade, os pais ou responsáveis legais têm até o dia 31 de janeiro para confirmar a matrícula na própria escola.

A segunda etapa é destinada aos estudantes que desejam migrar para outra unidade escolar da rede municipal, processo que deve ser feito entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Para os estudantes que desejam ingressar na rede municipal, a matrícula estará aberta entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Tanto a transferência interna quanto a matrícula de alunos novos será feita pelo portal da Matrícula Online (www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline).

Da AAN