Governo do Estado inaugura Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça totalmente reformado e ampliado

Publiciado em 01/10/2019 as 09:46

Esta segunda-feira, 30, para a comunidade escolar do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, começou com muita celebração. É que agora os alunos, professores, equipe diretiva, executores de serviços básicos e merendeiros passam a contar com uma unidade de ensino totalmente reformada, ampliada e modernizada. Com um investimento na ordem de R$ 1.101.495,00, a obra reuniu uma série de intervenções, como a construção de três novas salas de aula, biblioteca, laboratório de ciência, sala dos professores, sala do grêmio estudantil, aumento da carga elétrica, climatização, implantação do reservatório com sistema de combate a incêndio, rampas de acessibilidade, pintura, entre outras ações.

Com a reforma, o Arquibaldo Mendonça se torna uma das unidades escolares mais modernas da Rede Estadual de Ensino, proporcionando uma maior qualidade educacional aos 390 alunos matriculados no Ensino Médio Regular e Ensino Médio em Tempo Integral. A partir da ampliação da carga horária e adesão de novas atividades, como disciplinas eletivas e ações de Projeto de Vida, a transformação aconteceu também no desempenho dos jovens protagonistas que, naturalmente, mostram-se engajados com os assuntos que dizem respeito à sua comunidade estudantil.

Esse engajamento foi lembrado pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que representou o governador Belivaldo Chagas na inauguração da escola. O gestor recordou que logo quando assumiu a pasta, recebeu em seu gabinete a visita desses alunos que reivindicavam melhorias para a sua escola.

Para o gestor, o empenho dos alunos é motivo de inspiração. “É com o protagonismo desses estudantes que se torna possível transformar a educação. Um espaço como este, totalmente reformado e modernizado, trará uma qualidade significativa para a educação. Esperamos que eles desfrutem desta nova escola e se comprometam a cuidar e zelar pelo patrimônio”, destacou Modesto, pontuando que a escola pública precisa ser referência de ensino e é papel da comunidade fazer que esse título seja enaltecido e jamais esquecido.

O prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, destacou a importância da obra para a população indiarobense. Segundo o gestor municipal, por se tratar de uma escola de ensino médio em tempo integral, os alunos estarão mais motivados com as melhorias que a unidade recebeu. “É algo que mexe diretamente com a autoestima de cada um, portanto, agradecemos a sensibilidade do governador Belivaldo Chagas e o empenho do secretário Josué Modesto e de toda sua equipe em entregar essa obra para a comunidade escolar do nosso município”, agradeceu.

Emocionada, a professora Elenira Cardoso de Brito, gestora da unidade, após recitar um poema do escritor Paulo Freire, fez questão de agradecer, em seu discurso, aos alunos e aos professores, que, segundo ela, são personagens importantes nessa ocasião. “É um dia muito especial porque sempre esperávamos por este momento: ver nossa escola reformada. É um dia para lembrarmos que a educação se faz com união. Nada disso seria possível se não tivéssemos alunos aguerridos e uma equipe coesa”, disse.

Segundo o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, a reforma viabiliza novos compromissos aos estudantes. Para ele, os jovens serão estimulados a desenvolver seus projetos de vida, além de colocar em prática seus trabalhos escolares, com o auxílio do laboratório de ciência, biblioteca, e outros espaços da escola que ajudarão nesse processo de aprendizagem.

Elevação da autoestima

A jovem protagonista Maria Rita Nascimento dos Santos, aluna do 2° ano, também não escondeu a emoção ao presenciar a inauguração da escola. A estudante, que é cordelista, recitou um cordel em que narra os percalços vividos pelos estudantes para alcançar seus objetivos através dos estudos. Ela afirmou que a reforma do colégio tem um significado muito especial pelo fato de o sucesso do espaço escolar estar atrelado ao despenho dos estudantes. “A gente fica mais feliz estudando em um espaço tão bonito”, acentuou.

O estudante Robson Martins Barreto também ficou feliz com as melhorias que a escola recebeu. “A gente esperava muito por esta reforma e agora temos uma nova escola, com salas climatizadas, um laboratório de ciência totalmente equipado, além dos espaços mais amplos. Estamos muito felizes”, celebrou.

A emoção é compartilhada também com os servidores da unidade escolar. A merendeira Ruthe Lessa Santos Nunes Maria mostrou-se entusiasmada com a reforma. Servidora pública há 10 anos, ela conta que são ações como essas que elevam a autoestima da comunidade escolar, que se sente mais estimulada com melhorias na infraestrutura do prédio.

Escola organizada, aluno consciente

Maria Áurea Bittencourt do Nascimento, aluna do 2º ano do ensino médio, falou da importância de os estudantes manterem a organização da escola após a reforma. “A partir de agora é o nosso papel manter tudo limpo porque se trata de um espaço em que passamos a maior parte das nossas vidas”, disse a jovem protagonista.

O professor Franz Russemberg, diretor da Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1), destaca que os estudantes do Arquibaldo Mendonça terão a missão de fiscalizar e fazer que o patrimônio seja preservado e conservado. “Nesse sentido, a partir do protagonismo desses alunos que já trabalham projeto de vida, teremos que transformar os conceitos de fazer educação, educação que faça a diferença na vida de cada aluno e cada servidor”, destacou o gestor.

Gustavo Brito Alves, presidente do Grêmio Estudantil, afirmou que, com as melhorias que a escola recebeu, os alunos terão mais reponsabilidade daqui para a frente. “É nosso dever cuidar e conservar esse espaço, que é de todos nós”, pontuou.

O pescador José Gomes Santana, pai da aluna Lívia Maria de Jesus, também acompanhou a inauguração e aprovou a reforma da unidade escolar. Segundo ele, seus filhos sempre estudaram em escola pública e é nela que a transformação acontece. “Eu valorizo muito a educação. Meus filhos nunca deixaram de estudar. Estou feliz em presenciar um momento tão importante como esse: da inauguração de um espaço lindo e reformado que vai trazer mais alegria para minha filha e seus colegas”, avaliou.

Mais investimentos

O Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça é uma das 16 escolas reformadas, ampliadas e modernizadas já entregues em 2019. Algumas delas receberam investimentos de adequação à infraestrutura já existente, com o intuito de melhorar, em caráter emergencial, ainda mais a acessibilidade, a climatização ou recuperação de áreas danificadas.

Ao todo já foram investidos R$ 6.232.333,30 em obras gerais nas escolas da rede pública de Sergipe em 2019, com climatização, revisão e instalação da parte elétrica e aumento de cargas, recuperação e demolição de reservatórios elevados, além de duas reformas de quadras: do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo (Aracaju) e do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral de Melo (Nossa Senhora do Socorro); e  da construção de quadras poliesportivas nos Centro de Excelência José Rollemberg Leite (Aracaju), Colégio Estadual Tobias Barreto (Tobias Barreto), Colégio Estadual Professor Joao Costa (Aracaju).

“O espaço físico faz parte de um projeto geral que envolve também a melhoria dos recursos humanos, da gestão, da promoção de capacitação, planejamento pedagógico e ações pautadas em longo prazo”, destaca o secretário da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, ao afirmar que, paralelamente à melhoria da infraestrutura das escolas, há um trabalho na formação dos professores e na ampliação do processo seletivo simplificado para professores substitutos, em caráter temporário.

Da ASN